TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Familia Na Sociedade Contemporanea

Trabalho Universitário: A Familia Na Sociedade Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5

A visão da politica nacional de Assistência Social sobre a família.

O número de famílias chefiadas por mulheres cresce gradativamente e vem se destacando principalmente entre as famílias mais pobres.

Muitas mulheres solteiras que trabalham dentro e fora de casa, não conseguem uma renda mensal de mais de um salário mínimo, ou seja, uma renda básica para se manter e manter seus filhos. Com tantas necessidades, alguns trabalhos desempenhados por estas mulheres, não dão garantia financeira nem para a manutenção da saúde familiar, caso que, geralmente, pode ser explicado pelo número crescente de pacientes nos hospitais públicos.

Mediante as necessidades enfrentada por diversas famílias, ouve a necessidade por parte da Constituição Federal e da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) brasileira de criar a Politica de Assistência Social, ela é concebida como política pública com o principal objetivo garantir a seguridade social. Ela passou a ser compreendida como dever do Estado e do direito do cidadão trazendo benefícios como construção de direitos coletivos e da proteção social.

Como Politica Social ela tem suas contradições, ela expressa interesses nas lutas dos movimentos sociais quando lutam por direitos, quanto às necessidades do desenvolvimento do capital.

Está definido no primeiro artigo da LOAS que a Política de Assistência Social deve “prover os mínimos sociais, através de um conjunto integrado de ações de iniciativa do poder público e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

A LOAS enuncia que a Politica de Assistência Social tem como foco principal as famílias vulneráveis a exclusão social e pobreza, realizando ações que venham suprir as necessidades básicas e a provisão dos mínimos sociais desses indivíduos. Várias são as famílias monoparentais que são beneficiadas por esses projetos, fazendo com que essas famílias possam ter acesso às politicas sociais básicas. Essas politicas não são para toda população e sim para aqueles que mais necessitam.

A FAMILIA NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA

Entre as várias intituições sociais que compõe uma sociedade, a instituição família tem sido a mais afetada no que diz respeito as transformações na sua estrutura base.

As sociedades contemporâneas caracterizam-se por constantes e sucessivas mudanças sociais ( a entrada na mulher no mercado de trabalho, o processo tecnológico, o aumento exponencial do fenômeno divórcio , entre outros ), que tem contribuido para o surgimento de novas formas de família.

A família esta numa fase de transição que pelas mudanças observadas deixa de corrresponder as idéias estabelecidas no passado de um grupo social imutável e com uma estrutura fortemente enraizada, porém todas essas transformações no âmbito familiar, não faz desaparecer ou diminuir a importância da mesma.

A nova visão da família afirma “ um relacionamento baseado na comunicação emocional,em que as recompensas derivadas de tal comunição são a principal base para a continuação do relacionamento “ ( Giddens ).

A o colocar em xeque a estruturação familiar tradicional, a contemporaneidade, permitiu entender a família como uma organização subjetiva fundamental para a construção individual da felicidade. O que merece reconhecer que além da família tradicional fundada no casamento, outros arranjos familiares cumprem a função que a sociedade contemporânea destinou a família: Entidade de transmissão da cultura e formação da pesssoa humana digna.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-__________________

esta analise que convém identificar o números de famílias monoparentais cadastrada pelo programa bolsa família no município de Itabuna Bahia programa do governo federal de transferência direta de renda para a família em situação de pobreza ou extrema pobreza, que em sua grande maioria tem a mãe como única responsável, e através da bolsa família lhe é assegurado o direito humano a alimentação adequada.

O bolsa família atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional segundo os dados do (MDS) Ministério do Desenvolvimento Social que é órgão responsável pelo programa que juntamente com a secretaria do munícipio fiscaliza. Itabuna é um município brasileiro que fica situado no sul do estado da Bahia sua população é de 204,710 habitantes segundo dados do (IBGE/2010). Dentre a população do município iremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com