TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE

Pesquisas Acadêmicas: SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Não podemos pensar a vida contemporânea alijada dos pilares que a constituíram, demarcaram e reconfiguram a realidade social, econômica, política e cultural do homem contemporâneo. Um destes pilares esta pautado na questão do consumo. Considerando os conhecimentos apresentados nos cinco primeiros capítulos do livro texto, explique o que significa sociedade de consumo e qual a sua relação com a indústria do entretenimento. Escreva um texto (de dez a quinze linhas) com dois argumentos (aspectos) que expliquem esta relação.

R=O Conceito de Sociedade de Consumo, é um termo utilizado em economia e sociologia, para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graças a elevada produção dos mesmos.

O trabalho e os compromissos diários ocupam boa parte do tempo das pessoas, sobretudo na sociedade brasileira. Porém, o momento de relaxamento e de escolha de uma atividade que traz prazer ao indivíduo pode ser também uma excelente oportunidade para o exercício da criatividade. A busca por definições de padrões no que diz respeito ao corpo transforma-se numa corrida rumo ao consumo, já o lazer não pode ser mais encarado como privilégio de poucos, mas um direito de todos e de suma importância para vida do cidadão.

Com o avanço da globalização, a mídia trabalha para que a sua produtividade de imagens chegue ao indivíduo de maneira que legitime e afirme não só o consumo, mas também os modos de sociedade, gerando assim um impacto no mercado publicitário, pedindo novas formas de propaganda. O consumismo presente não atende mais só as suas necessidades, mas essencialmente atende ao desejo, que é volátil e efêmero e não referencial, na medida em que tem a si mesmo como objeto constante.

FONTE= Livro texto da disciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com