TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e Contemporaneidade

Por:   •  3/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo está em constante mudança, a cada dia, novas ideias surgem, estilos de vida se modificam, paradigmas são quebrados. Aliado a isto está a tecnologia, o consumo influenciado pela mídia, a identidade de cada um e a cultura.

Para se situar e se sentir pertencendo à coletividade, o indivíduo adquire objetos sem antes haver crítica e reflexão; são levados essencialmente em conta seus desejos. A mídia cria uma padronização, e somos influenciados diretamente por ela, consumindo em excesso e muitas vezes, sem necessidade. Isso acaba favorecendo o desenvolvimento do lucro e fazendo as pessoas se “esconderem” atrás do que possuem (“Eu tenho, logo sou”).

O convívio com o outro se torna cada vez mais raro e atitudes como a intolerância e a violência predominam nos dias de hoje. Isso acontece por causa do chamado “mundo virtual”, onde eletrônicos ocupam o lugar de outra pessoa, e assim, deixamos de entender o outro e o meio onde vivemos. Porém, a tecnologia também pode ser benéfica, aproximando pessoas de diversos países e se tornando uma das principais fontes de informação.

A cultura pode permanecer intacta ao longo de décadas, pois seu principal objetivo é preservar o passado. O atual problema é a globalização, o mundo está se tornando cada vez mais unificado, e a cultura, que permite essa diversificação de povos, idiomas e religião, acaba sendo prejudicada.

É importante entender o ambiente onde estamos para que nele possamos sobreviver, e, ao mesmo tempo, entender a nós mesmos. A identidade está em constante evolução; o seu propósito já foi coletivo, individual, subjetivo, cultural, político, e até mesmo econômico. O ser humano tem a liberdade de fazer escolhas, e estas formarão sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com