TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE LIMITADA

Pesquisas Acadêmicas: SOCIEDADE LIMITADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  8.475 Palavras (34 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO

A Sociedade Limitada é um tipo jurídico de sociedade empresária, o qual é o mais utilizado no Brasil atualmente. O sucesso dessa espécie societária entre os empreendedores brasileiros justifica-se, principalmente, em razão de dois fatores: Limitação da responsabilidade de todos os sócios e facilidade na sua constituição. Quando comparada à sociedade anônima, a sociedade limitada destaca-se por exigir menos formalidades na sua administração, constituição simplificada e contabilidade menos complexa.

A sociedade hoje denominada limitada surgiu em 1919, por intermédio do Decreto 3.708/19, e na época denominava-se sociedade por cotas de responsabilidade limitada. Este tipo de sociedade rapidamente tornou-se muito popular, pois esse tipo jurídico traz uma distinção clara entre o patrimônio da sociedade e o patrimônio dos sócios, que eram preservados da sorte da empresa.

Com este privilégio de não ter seu patrimônio pessoal atingido, muitos empresários praticaram gestões, causaram prejuízos ao Estado e a terceiros, entretanto em 1980 esta situação mudou parcialmente, com a entrada em vigor da Lei 6380/80 (Lei de execução fiscal), que por intermédio da interpretação do seu artigo 4º, permitiu que o Estado atingisse o patrimônio pessoal dos sócios em caso de inadimplemento de obrigações sociais por parte da sociedade.

A sociedade Ltda é contratual, ou seja, é constituída através da celebração de um contrato social, sendo, portanto, mais fácil a sua constituição, ao passo que uma sociedade anônima é estatutária, constituída através de Assembleia Geral convocada para esse fim, e demais formalidades exigidas pela legislação, sendo bem mais complexa a sua constituição.

Assim, através da realização de estágio na empresa Porto Metal Produtos Metalúrgicos Ltda – ME, especificamente um estudo quanto ao tipo jurídico dessa empresa, demonstrando os motivos que levaram os sócios dessa empresa a optarem por este tipo de sociedade e quais as vantagens e desvantagens que ela pode trazer.

TEMA

O tema Sociedade Ltda é aquele tipo jurídico de empresa, onde duas ou mais pessoas reúnem seus atributos e qualidades (sociedade de pessoas), e através da celebração de um contrato social constituem uma sociedade, onde a responsabilidade de cada um é limitada ao valor de sua cota, respondendo todos pela integralização do capital social, possuindo ainda, um capital dividido em cotas.

A sociedade limitada pode ser uma sociedade simples ou empresária, no caso em estudo, trata-se de uma sociedade empresária, ou seja, aquela na qual o seu objeto societário é a exploração de uma atividade econômica, de forma organizada visando a produção ou a circulação de bens e serviços, diferindo da simples, cujo objeto societário é a exploração de atividade intelectual/profissional.

PROBLEMA

Porque esse tipo jurídico?

Qual é a diferença entre responsabilidade limitada e ilimitada? Qual a vantagem da responsabilidade limitada?

Quem pode constituir esse tipo de empresa?

Como ocorre a formação do capital social? Ele pode ser reduzido? Em que circunstâncias?

Como é a administração desse tipo de empresa? Quem pode ser administrador?

Como é formado o nome comercial?

Esse tipo jurídico pode ser enquadrado em Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte? Quais as vantagens?

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE

A empresa em estudo Porto Metal Comércio de Produtos Metalúrgicos Ltda – ME, inscrita no CNPJ 16.541.964/0001-87, está localizada na Av. Dona Ilda Araújo manso Figueiredo, Qd. 38 Lt 19 Sl. 03, Bairro Ilda, Aparecida de Goiânia – GO.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Estudo do tipo jurídico Ltda, que é o adotado pela empresa Porto Metal Comércio de Produtos Metalúrgicos Ltda, demonstrando o motivo da escolha, como grande parte da população brasileira por este tipo jurídico. Quais são as pessoas que pode constituir esse tipo de empresa, como ocorre a formação do capital social, qual a diferença, as vantagens e desvantagens entre a responsabilidade limitada e ilimitada, bem como sobre a administração desse tipo de empresa e quem pode ser administrador.

Pretende-se demonstrar ainda, sobre o nome empresarial desse tipo jurídico, como é constituído, e também quanto ao enquadramento da empresa na sua constituição, em Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, nesse caso demonstrando quais as vantagens e quais impedimentos.

IMPORTÂNCIA

O relatório de estágio tem por objetivo demonstrar aos empresários e a sociedade como é a constituição da sociedade limitada, quais são as responsabilidades dos sócios e quais os benefícios que essa sociedade traz para as empresas, bem como justificar a escolha da grande maioria em adotar esse tipo jurídico.

OBJETIVOS GERAIS

O objetivo geral deste trabalho é demonstrar como surgiu a sociedade limitada, como é o seu nascimento, qual é sua natureza jurídica, qual o órgão competente para efetivação do seu registro, quem são as pessoas capazes para constituir esse tipo jurídico, como ocorre à administração desse tipo societário, quais as responsabilidades de cada sócio, como é formado o capital social, como é o nome empresarial adotado por esse tipo de empresa, bem como as deliberações societárias, como são tomadas pelos sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com