TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

Tese: SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

1 INTRODUÇÃO

A sociologia diferente de outras ciências que estudam o comportamento humano da cada indivíduo preocupa-se com as pessoas dentro do seu mundo social e cultural.

O homem está divido em grupos e classes sociais que influenciam no seu desenvolvimento familiar, social ou profissional.

Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica em sites da Internet com base nas colocações de autores e pensadores na área da Sociologia.

Dentro do contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar as contribuições da Sociologia na administração das organizações.

2 SOCIOLOGIA

A sociologia e uma ciência que estuda o comportamento social dos seres humanos, através de seus métodos procuram entender a sociedade e sua cultura desde as relações familiares até a organização de grandes grupos empresariais, além dos aspectos políticos e religiosos dos grupos sociais.

A sociologia surgiu basicamente para resolver os problemas sociais resultantes da Revolução Industrial e Francesa.

O termo Sociologie foi criado Por Auguste Comte (1838) considerado o um dos fundadores da Sociologia e ultimo pensador clássico ou primeiro pensador moderno. Segundo Comte toda vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, as a pessoa pudesse compreender este progresso poderia prescrever os “remédios” para os problemas de ordem social.

3 TEORIAS SOCIOLÓGICAS

Conforme Silva (2008) As principais teorias para analise científica dos problemas sociais são:

a) Teorias Funcionalistas: Vêem as sociedades como demasiadamente bem integradas e organizadas, ou seja, o funcionamento de cada elemento tem conseqüências sobre o funcionamento do todo.

b) Teorias de Conflito: O Conflito e uma contingência básica da vida social.

c) Teorias Interacionistas: A vida social está mediada por símbolos e gestos e através dos gestos simbólicos demonstra-se o estado de espírito, intenções e sentido de ação; e contrariamente, pela leitura dos gestos dos outros, obtemos um sentido do que eles pensam e como eles comportam-se em certas situações.

d) Teorias Utilitaristas: Os homens são racionais até o ponto em que ele tem objetivos e finalidades, ou seja, calculam a relação custo e beneficio.

4 CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS NA ADMINISTRAÇÃO

O homem desde os primórdios da humanidade sempre viveu em associação, pois na antiguidade para obter melhores resultados na caça já se dividia em grupos como: os que assustavam os animais, os que corriam para as armadilhas e finalmente os que matavam os animais.

Mas, à medida que a sociedade humana desenvolvia-se houve a necessidade do esforço em grupo para atingir objetivo criando-se assim organizações muito simples, mas com o passar dos tempos e com os desenvolvimentos progressivos, irregulares e desiguais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com