TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Aplicada

Casos: Sociologia Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  2.747 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE AVALIATIVA 01.

Olá!

Estamos iniciando com esta aula nossos contatos nesta disciplina. Desejo um excelente e produtivo estudo.

Como não nos conhecemos ainda, peço que elabore uma pequena apresentação e, juntamente com a atividade 01, envie uma pequena apresentação sua. Nome, idade, motivos que lhe levaram a fazer o curso superior, etc. Essas informações me ajudarão a ter uma noção, ainda que muito restrita, dos/as estudantes e poderão me ajudar em algumas discussões a serem realizadas a partir das atividades das aulas.

Olá, pretendo formalizar uma breve apresentação, me chamo Zeli Botelho Alves, tenho 53 anos, morei por 25 anos na área rural. Escolhi o curso de Administração, pois almejo ter meu próprio negócio, para isso busco uma qualificação, com objetivo de promover-me profissionalmente como uma boa administradora e empreendedora.

ATIVIDADE ESCRITA 01 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente nas aulas 01 e 02

Observando a diagramação e fundamentado no conteúdo do texto “Uma Experiência Absurda”, extraído do livro “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia, elabore um texto de até 20 linhas seguindo os passos explicados abaixo:

De que gênero de texto você acha que se trata? Uma notícia? Uma reportagem? Um texto científico? Por que vocês acham assim? Existem algumas palavras desconhecidas no texto? Tentem compreendê-las no contexto em que o autor as utiliza.

Qual é o tema que o autor discute? Qual é a tese que o autor quer sustentar no texto?

A quem ele recorre para explicar e dar sustentação à sua tese? Como ele utiliza essas informações? Faz citações diretas? Elas ajudam a compreender o texto?

Quais as hipóteses do grupo sobre as intenções que o autor tem com o texto? O autor apresenta fatos ou dados. As informações que o autor utiliza de outros autores são coerentes e convincentes? Ajudam a entender e a explicar melhor o que ele quer explicar?

Que inferências (operação mental pela qual extraímos uma conclusão) o grupo consegue fazer sobre o texto com base em seu conhecimento de mundo? Quais as conclusões que o autor chega? Ou, que conclusões vocês conseguem extrair do texto?

Baseado no texto uma Experiência absurda extraídos do livro “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia, considero que seja um texto cientifico, pois ele se apropria de experiências da humanidade para questionar e defender a construção do desenvolvimento do ser humano na cultura a qual é pertencente. Tem como tema a cultura e a Natureza Humana, em sua tese defende que recebemos influência na cultura na qual estamos submetidos. Para isso ele descreve alguns possíveis acontecimentos acerca da história da civilização para amparar sua tese de que somos capazes de aprender e recebemos influências do meio no qual estamos inseridos. Inicia com a história de Heródoto que conta que um rei egípcio para investigar a linguagem humana ordenou que algumas crianças fossem isoladas do contato com outros seres humanos e tivessem contato com cabras. Quando já estavam grandes foi visitá-las e apenas gritavam beks. Por crer que havia uma língua universal e que todos deveriam falá-la, ele mandou averiguar em todos os países e constatou que beks é pão em frígio e concluiu que as crianças falavam frígio. Percebemos o equivoco produzido por esse rei, ao não analisar a cultura na qual as crianças foram introduzidas e as relações nas quais construíram suas experiências de vida. Assim ficou evidente que a linguagem é inteiramente adquirida, não é hereditária, ou seja, o Ser humana necessita interagir com indivíduos da sua mesma espécie para aprender a se comunicar na mesma linguagem e poder se desenvolver como um integrante da sociedade na qual faz parte.

1. Agora, Fundamentado/a no texto e seguindo pelo menos estes apontamentos, construa um texto coerente e conciso sobre o conteúdo do texto apresentando suas inferências (conclusões). Do que foi possível abstrair do texto, tente estabelecer relações entre o texto “Uma Experiência Absurda e o conteúdo da aula 01.

Para responder esta questão, peço que elabore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com