TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Aplicada

Dissertações: Sociologia Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  3.899 Visualizações

Página 1 de 2

2. Fundamentado/a nos conteúdos das aulas 01 e 02, elabore um texto em que você expresse um conceito de cultura, trabalho e ciência. Aponte em seu texto as relações você consegue estabelecer entre Trabalho, Cultura, Ciência e Sociologia? Por último, fundamentado/a nos conteúdos destas aulas, interprete a frase de Karl Marx, “o estudo do modo de produção que a sociedade humana adota é fundamental para se compreender como se organiza e funciona uma sociedade”.

Fundamentado/a nos estudos e a partir de seu entendimento seria possível afirmar que as relações de produção, nesse sentido, são consideradas as mais importantes relações sociais? As formas de família, as leis, a religião, a organização educacional, as idéias políticas, os valores sociais são aspectos cuja explicação depende, em princípio, do estudo do modo de produção de uma sociedade? Analise e discuta essas questões buscando fundamentação nas aulas 01 e 02.

RESPOSTAS:

Cultura é a capacidade adquirida pelo homem como integrante da sociedade, pois a cultura, não decorre da herança biológica do homem, mas das capacidades por ele desenvolvidas através do convívio social. A cultura nasce do trabalho do homem em sociedade. Trabalho é uma interação orgânica do homem com a natureza. A sociologia é uma ciência que pretende entender, interpretando-a a ação social para, desta maneira, explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.

Desse modo, a ciência fazendo parte da cultura, integra-se na sociologia. E como tudo é trabalho, não podemos dissociar este tema da sociologia. Estão todos interligados e como tal, associados.

A partir da produtividade de uma determinada sociedade adopta, essa mesma tem influencia sobre a interpretação da vivencia dessa mesma sociedade.

Se estamos inseridos numa sociedade que que é regida pelo paternalismo de estado, é evidente que os valores dessa mesma sociedade em todos os campos ou seja em família, nas leis, na religião (porque a ideologia de Karl Marx era já por si uma Religião), idéias, políticas etc, são comandadas com muito saber e de forma tal que a população acabam por aceitar essa forma de pensar que tem certamente algumas virtudes.

Karl Max, que foi um grande pensador, teve a sua época e enquanto ela existiu como época de prepotência, foi a sua ideologia que permitiu que muita coisa modificasse mas, como em tudo, pessoas abusaram dessa mesma ideologia e conduziram as coisas de forma que os proventos dessa ideologia ficassem vocacionados somente para o bem de alguns ao invés do bem da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com