TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA

Por:   •  19/5/2021  •  Exam  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 - SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA

Polo Itaperuna.                Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social                                        Data: 28/03/2021

Questão única:

A partir dos textos lidos e dos vídeos assistidos na AULA 1, discorra sobre as diferenças em se pensar a violência enquanto prática, conceito ou representação, explicando, com suas palavras, porque este fenômeno é compreendido como uma construção social.

De acordo com o que foi estudado, podemos dizer que o conceito de violência possui diferentes sentidos e assim se torna complexo, relacionando vários elementos e posições teóricas. As formas de violência são tão numerosas, que é difícil catalogá-las de modo satisfatório, porém podemos afirmar que, a violência enquanto prática, conceito ou representação são três dimensões do mesmo fenômeno, que se auto influenciam, mas, ao analisarmos sobre pontos de vista distintos, vemos que existem diferenças a serem observadas.

De acordo com as aulas, vimos que existe uma violência explícita, que se vê quase todos os dias e que passa uma forte sensação de insegurança, por outro lado temos a violência marcada por ameaças verbais, sem coação física, mas que que causa danos morais e psicológicos a vítima. Assim ao refletirmos sobre as questões conceituais, vimos que se faz relevante analisar a violência a partir dos conteúdos de valores e normas os quais, na condição de representações sociais, informam práticas sociais e orientam condutas de indivíduos em seu cotidiano, recolocando a função pragmática das representações.

Podemos com isso afirmar que a violência enquanto prática é cometida tanto pelo estado quanto pela sociedade, com isso chegamos à acumulação social da violência, onde a violência, sem deixar de ser uma representação social, comparece em seu triplo sentido de práticas representadas e acusadas como de violência interpessoal, de violência estatal e de coercitividade da estrutura social, servindo de base para uma causalidade circular aglomerada, seja pelos agentes sociais ou pelas práticas que vieram desempenhando com o passar do tempo.

Com o tempo a violência evoluiu, e hoje podemos ver suas variantes, onde a construção social do que seria ou não violência no passado ou futuro, exibe várias formas.

Com isso concluímos que, se faz necessário distinguir as diferenças entre esses tipos de violência os quais se entremeiam entre o objetivo e o subjetivo, em sua interseção, seu entrelaçamento, entre o social e o sujeito, pois, sem dúvida, estas dimensões são constituintes de sua estrutura e são observadas em sua manifestação. As relações sociais incluem, inevitavelmente conflitos que, traduzem interesses diversos nas relações interpessoais. Estes conflitos podem ser resolvidos de formas diversas e as vezes não se traduzem, necessariamente, em violência, com isso chegamos à conclusão de que a violência é uma construção social, pois cada cultura e época, consideram como violência formas distintas de comportamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com