TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURDO/CEGO

Casos: SURDO/CEGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  5.996 Palavras (24 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 24

POSSÍVEIS RELAÇÕES DE INCLUSÃO E INTERAÇÃO DE SURDOCEGOS NO ENSINO REGULAR

I - INTRODUÇÃO

Muitas transformações vêm ocorrendo nos últimos anos na área educacional de acordo com o contexto sócio-cultural vivido pelos sistemas de ensino atuais, principalmente no que diz respeito à inclusão de todo tipo de indivíduo que tem direito ao acesso de ensino, o que é determinado nas leis garantidas pelo sistema democrático do país.

Buscando ser uma fonte informativa, neste trabalho apresentamos as idéias em torno do significado de inclusão e interação e como esses dois processos funcionam, ou deveriam funcionar, juntos ou separadamente; falamos da proteção legal que garante o acesso dos indivíduos com necessidades especiais, em especial os portadores de deficiências sensoriais como os surdocegos ao sistema de ensino regular e conseqüentemente o desenvolvimento de relações de integração e interação no meio educacional, social e cultural.

Mostra-se aqui o quão relevante é o respaldo legal que protege todos os portadores de necessidades especiais e a importância disso no ensino regular dos dias atuais e na sociedade como um todo quando da necessidade da formação de profissionais habilitados a trabalharem especificamente com este público, que se utiliza por exemplo da Língua Brasileira de sinais, a Libras e o sistema braile de leitura.

Como todos os outros educandos, esses alunos têm suas capacidades, dificuldades pessoais e limitações. Algumas se desenvolvem com facilidade, outras demoram mais. Algumas recebem grandes doses de estimulação e poucos progridem, porque sua história biológica lhes impõe limites, outras recebem pouca estimulação e mesmo assim se desenvolvem bem.

Assim, baseado nas garantias asseguradas aos portadores de necessidades especiais/ deficientes sensoriais o presente artigo busca apresentar algumas considerações sobre inclusão e interação desses educandos como meio de esclarecer e combater de certa forma o preconceito e a exclusão sócio-educacional ainda existente.

Nos dias atuais, graças aos avanços científicos e tecnológicos, associados às mudanças de comportamento da sociedade temos muitos meios de facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais para que se sintam parte do mundo e vistos como pessoas que têm capacidade de viver como outra qualquer, apesar de suas limitações. Os avanços científicos (mais ligados ao processo de inclusão) dizem respeito a uma maior participação de profissionais da área de Pedagogia, Psicologia, Sociologia e outros profissionais ligados ao acompanhamento do desenvolvimento e comportamento dos educandos de forma a auxilia-los e orienta-los na sua vida escolar. Temos também os avanços tecnológicos (necessários ao processo de interação) cada vez mais comuns, principalmente com a utilização da internet que promove a interação da escola com o mundo externo facilitando a comunicação, a coleta de informação e troca de experiências entre professores, educandos e cidadãos de forma geral.

Assim, graças a diversos avanços, podemos observar que a vida dos portadores, assim como de outros educandos, pode melhorar, pois agora contamos com recursos que não só promovem o rompimento de barreiras, mas também incentivam, chamam as famílias, os amigos e vários profissionais para que abracem causas que contribuam para a maior inserção possível deles dentro do convívio social de forma geral.

Quando falamos sobre a inclusão de indivíduos portadores de surdocegueira nas escolas de ensino regular devemos questionar se realmente há inclusão ou interação ou ambas as relações juntas, porque a LDB (Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96) coloca direitos nos artigos 58 e 59, mas sabemos que não está se cumprindo a lei, pois os educadores estão tendo muitas dificuldades em trabalhar com esse público, mesmo porque os surdos conquistaram o direito a sua língua ser reconhecida na Lei 10.436 decreto 5.626.

Para Manzo (1971 p. 32 citado por Marconi e Lakatos, 2000 p. 66), a bibliografia pertinente “oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente” como é o caso da Surdocegueira no Brasil.

Assim, baseado nas pesquisas realizadas em materiais de diversos autores, este artigo apresenta conceitos, informações e considerações em torno do assunto proposto, o que norteou as conclusões e o trabalho como um todo que busca ser mais uma colaboração e contribuição para a sociedade acadêmica e social ligadas direta ou indiretamente à área da Educação.

II – Entendendo a Surdocegueira e as necessidades de seus portadores

Acredita-se que cerca de 80 a 90% da informação é recebida pelo ser humano visual ou auditivamente; assim sendo, a privação destas duas capacidades provoca alterações drásticas no acesso da pessoa à informação e no seu desenvolvimento. Aqui tratamos da deficiência visual e auditiva juntas, a surdocegueira.

Em um estudo sobre dissertações e teses a respeito da surdocegueira, as autoras Susana Maria Mana Araóz e Maria da Piedade Resende da Costa comentam que:

A divulgação de conhecimentos sobre Surdocegueira, mais difundida, data de inícios do século XX com a publicação de “The History of my Life” de Hellen Keller em 1902, reeditada em 1903 e 1905. Hellen foi a primeira surdocega a ser educada nos Estados Unidos na Perkins School for the Blind, que completou estudos superiores em letras na Radcliffe University (MACY, 1973). Ela foi embaixadora da educação para cegos, surdos e surdocegos pelo mundo, incentivando a formação de profissionais especializados em muitos países, entre eles o Brasil para desenvolver atendimentos para estas áreas (ARAÓZ & COSTA, 2008:258).

As autoras afirmam ainda que apesar da educação do Surdocego ter uma trajetória no Brasil que ultrapassa os 40 anos, a produção científica é escassa.

Ao se realizar pesquisas para o presente artigo achamos interessante à definição da surdocegueira que mais se adapta à atualidade. Em entrevista ao canal Educação do site da UOL (reportagem intitulada Surdocegueira), a professora de educação especial da rede Estadual de Ensino, Ariane Cristina de Mello Massicano diz:

“Existem várias definições condizentes. Seria pertinente esclarecer que a surdocegueira é uma deficiência única que apresenta a perda da audição e visão de tal forma que a combinação das duas deficiências impossibilita o uso dos sentidos de distância, cria necessidades especiais de comunicação, causa extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com