TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Artigo: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

A Suzano Papel e Celulose é uma empresa com noventa anos de existência e trajetória marcada pela busca constante do desenvolvimento sustentável. Operando hoje no segmento de celulose de eucalipto, comercializada em 31 países, e papel, para imprimir e escrever, cartão, com quatro linhas e cerca de 30 marcas, vendidos em 60 países.

No Brasil ela emprega mais de seis mil profissionais próprios e cerca de 11 mil terceirizados, tem sede administrativa em São Paulo(SP) e seis unidades industriais – quatro no estado de São Paulo (Embu, Limeira e duas em Suzano), uma na Bahia (Mucuri) e uma no Maranhão (Imperatriz). Detém ainda SPP-KSR, maior distribuidora de papéis e produtos gráficos da América do Sul.

As áreas florestais somam 803 mil hectares, dos quais 346 mil com floresta plantadas concentradas na Bahia, no Espirito Santo, em São Paulo, em Minas Gerais, no Maranhão, no Tocantins e no Piauí.

Sua missão é oferecer produtos de base florestal renovável, celulose e papel, destacando- se globalmente pelo desenvolvimento de soluções inovadoras e contínua busca da excelência e sustentabilidades nas operações.

Sua visão é estar entre as maiores e mais rentáveis empresas de base florestal do mundo e ser reconhecida pelas práticas de respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Citarei abaixo alguns de seus valores;

• Integridade e Segurança

Preservação da vida como valor fundamental da empresa, da transparência e dos princípios éticos como norte para toda e qualquer ação ou decisão.

• Responsabilidade Socioambiental

Pensa os negócios da empresa e seus impactos com visão sustentável, contribuindo, para os avanços socioambiental e econômico da sociedade.

• Foi eleita pelo 8º ano consecutivo entre as 21 empresas modelos em Sustentabilidade.

Dos 819 mil hectares dos Estados de São Paulo, da Bahia, do Espirito Santo, de Minas Gerais , do Tocantins, Piauí e Maranhão, 354 mil são ocupados por eucalipto e 296 mil são destinados à preservação ambiental. Outras áreas são ocupadas por plantio de produtores locais, que integram nosso Programa de Parceria Florestal e abastecem as unidades industriais.

O Eucaliptocultura além de fonte de matérias-primas, a cultura contribui para preservar matas nativas.

As floresta de eucalipto convivem em harmonia com espécies da fauna e flora brasileira em decorrência do plantio em mosaico intercalado com áreas de preservação – utilizadas como corredores ecológicos que garantem abrigo e acesso à alimentação para diferentes espécies.

As praticas de manejo estão em sintonia com a legislação ambiental, que determina a preservação de áreas de mananciais (Áreas de Preservação Permanente- APP) e que no mínimo 20% da propriedade seja destinada à conservação nativa (Áreas de Reserva Legal-RL). A Suzano vai além dessas exigências ao manter cerca de 40% das áreas dedicada à preservação, abrigando reservas naturais de alto valor e conservando os biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Realiza o manejo florestal sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com