TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................4

2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL..................................................................4

2.2 AGRONEGÓCIO....................................................................................................4

2.3 ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS.................................................................5

2.4 ÓRGÃOS PÚBLICOS ............................................................................................8

3. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL APLICADA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS......................................................................................................................10

4 . CONCLUSÕES ....................................................................................................10

5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ......................................................................11

1 - INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas do século XX, as transformações sócio-econômicas, políticas, ambientais e culturais ocorridas no cenário mundial e, por conseguinte, no contexto empresarial impulsionaram a discussão acerca de caminhos mais promissores para se alcançar uma atuação efetiva e, sobretudo, competitiva frente ao mercado, uma reflexão sobre os problemas e desafios globais que tem feito parte de nossa sociedade nas últimas décadas. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhidos por nós desde a revolução industrial tem desencadeado uma série de desigualdades, concentradas, principalmente, na distribuição de renda e no decesso aos direitos, garantias e condições fundamentais para a sobrevivência digna do ser humano.

Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge propondo um novo paradigma ético e holístico da ação humana. Isso permeia todas as pessoas e setores da sociedade, e passa, necessariamente, pelo reposicionamento político-estratégico e pela adoção de novas práticas, principalmente, no setor empresarial.

Para se efetivarem, as políticas e práticas de sustentabilidade empresarial devem, necessariamente, atender simultaneamente aos critérios de relevância social, prudência ecológica e eficiência econômica. Isso deve estar refletido em estratégias e práticas éticas e sustentáveis de ecoeficiência e responsabilidade social. Está aí, o maior desafio ao empresariado neste século XXI: conciliar crescimento econômico, preservação do meio ambiente e equidade social. É neste sentido que se torna cada vez mais necessária a reflexão, disseminação e proposição de ideias e práticas que tornem realidade a sustentabilidade empresarial.

Diante do contexto, a sustentabilidade empresarial também deve ser vista como uma oportunidade de novos negócios para as empresas. Conciliar progresso econômico, equidade social e preservação ambiental podem gerar bons dividendos, imagem e reputação, contribuindo também para o crescimento e perenidade dos negócios.

Desta forma, este trabalho busca apresentar como a sustentabilidade empresarial é importante para as empresas e consequentemente a humanidade.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

A sustentabilidade do processo de desenvolvimento local depende, basicamente, da adesão social, sua manutenção e internalização do conceito de sustentabilidade. A mudança para o novo paradigma de produção flexível requer mudanças de atitude e comportamento dos indivíduos, no intuito de absorver o mesmo. Uma empresa para ser sustentável deve buscar em todas as suas ações e decisões a ecoeficiência, procurando produzir mais e com melhor qualidade gerando menos poluição e utilizando menos recursos naturais. A empresa que é partidária dos princípios da sustentabilidade deve ainda ser socialmente responsável, assumindo que está imersa num ambiente social em que influi ao mesmo tempo em que sofre influência. A motivação dos líderes empresariais deve ser respaldada numa visão de longo prazo, em que se leve em consideração os custos futuros e não somente os custos presentes.

2.2 Agronegócio

Cada um de nós dirigente de empresa ou simples cidadão tem a responsabilidade de agir de forma a manter vivo nosso Planeta, garantindo às próximas gerações a possibilidade de viver num ambiente adequado e do qual possam tirar seu sustento de forma digna. Sustentabilidade é um conceito relativamente recente, como também o é a percepção de que a ação humana pode colocar em risco o futuro da Terra. Felizmente, ele vem sendo absorvido de forma crescente pela sociedade e, em particular, pelo agronegócio. Atualmente, tanto o produtor rural como seus fornecedores têm a preocupação de aumentar a produtividade das áreas em que atuam e ao mesmo tempo trabalhar de forma que o solo possa continuar produzindo ao longo de séculos. Essa vem sendo a prática de sustentabilidade do agronegócio, evitando o desaparecimento da fertilidade do solo e a redução da água disponível e, ainda, protegendo a biodiversidade da região em que se atua. Fornecendo produtos para a alimentação humana ou gerando insumos renováveis para a indústria e para o setor logístico como fibras, combustível e outros, é possível e necessário fazê-lo de forma sustentável. O agronegócio vem enfrentando e vencendo o desafio de aumentar continuamente a sua produção, mantendo a sustentabilidade. (Mário Barbosa é presidente da Bunge e conselheiro do Planeta Sustentável.)

Sustentabilidade como aspecto competitivo no agronegócio os impactos positivos (geração de renda, ações educativas, desenvolvimento de novos e melhores produtos) e negativos são causados pelas empresas. Mas, a meu ver, a sustentabilidade deve ser trabalhada de forma mais ampla e não focada no negativo. Atualmente, só se trata de sustentabilidade quando falamos de problemas, porém há muitas outras coisas positivas que não têm sido abordadas. No setor agrícola, por exemplo, vemos o desenvolvimento de melhores práticas de produção de alimentos, aumento de produtividade, uso racional da terra, acesso a alimentos de forma mais ampla. A sustentabilidade pode navegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com