TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

O termo sustentabilidade tem causado grande impacto junto às empresas, pois cada vez mais elas estão preocupadas em empreender de maneira sustentável. A contabilidade possui diversas áreas de conhecimento e todas são de extrema importância, como futuros profissionais precisaram estar cientes da importância dos mais diversos assuntos para garantir o sucesso das empresas, nesse sentido, o empreendedorismo sustentável é um grande aliado das empresas, pois além de colaborar para os seus investimentos ele ainda passa ao publico a ideia de que a empresa preocupa-se com o meio ambiente, com as questões sociais, cidadania, etc. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da Sustentabilidade para as empresas, bem como destacar as empresas que já assumiram este compromisso e o que elas tem feito a respeito deste tema.

1. ISE-BOVESPA

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Na administração, as práticas de sustentabilidade são muito comuns hoje em dia, com o considerável aumento da parcela da população que se preocupa com o meio ambiente. O aumento dessa preocupação traz à torna um novo grupo de consumidores em potencial, e é este grupo que as empresas visam atingir. O marketing verde tornou possível a expansão de uma nova ideologia voltada para a preservação do planeta e isso, por sua vez tornou-se uma importante arma publicitária. Tendo em vista estes conceitos, surgiu uma preocupação no Brasil em criar um órgão que apoie essas questões e ainda garanta benefícios aos seus agregados, surgiu então o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Ação precursora na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) procura criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). (BOVESPA 2013).

O ISE é um instrumento que permite análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob a ótica da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Possibilita também a ampliação do entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas. No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice. ( BOVESPA 2013).

As empresas que desejam participar desse índice devem inscrever-se por meio eletrônico para responderem ao questionário eletrônico que serve de base para avaliação das empresas, porém apenas as duzentas empresas mais líquidas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com