TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sacolas plásticas: Aspectos controversos de seu uso e iniciativas legislativas

Por:   •  7/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

TC1 – TRABALHO DE CONCLUSÃO

Prof° Israel Bezerra

Alunos:

Daniele de Almeida Rempel

1630002606

Erivanda Sousa Neto

1630002743

Francisco Emerson Lima da Silva

1630002647

Geórgia Lima Moreira  

1630002613

Phablo Forllan Lopes Abrantes

1630002963

Daniele de Almeida Rempel

Erivanda Sousa Neto

Francisco Emerson Lima da Silva

Geórgia Lima Moreira

PhabloForllan Lopes Abrantes

Trabalho de TC I – Projeto de Produto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Fortaleza como requisito para a obtenção do grau de Bacharel.

       Orientador: Prof.  Ms. Israel Bezerra

FORTALEZA – CE

2018

TC I – SACO DE LIXO COM FECHO

  1. Daniele de Almeida Rempel
  2. Erivanda de Sousa Neto
  3. Francisco Emerson Lima da Silva
  4. Geórgia Lima Moreira
  5. Phablo Forllan Lopes Abrantes
  6. Israel Bezerra

Resumo

      Esse é um trabalho realizado para apresentar um novo conceito de sacos de lixo, apresentando sua fabricação, suas formas, tamanhos e utilidades, todos sabem que sacos de lixos servem  para o descarte de resíduos gerados em casas, empresas, escritórios ao redor do mundo, será observado as causas desse produto na sociedade desde auxiliar na coleta de lixos até o descarte final nos lixões, e o que podem afetar na saúde do ser humano, pensando sempre em melhorias, foi desenvolvido um saco de lixo com um fecho na boca pra facilitar o fechamento, que é feito diretamente com suas bordas realizando um nó, e com esse fecho facilitará o fechamento e também um desing novo. Apontaram-se pontos positivos e negativos em relação aos sacos.

Palavra-chave: sacos, sustentabilidade, inovação.

Abstract

This is a work carried out to present a new concept of garbage bags, presenting their manufacture, their shapes, sizes and utilities, everyone knows that garbage bags are used to dispose of waste generated in homes, companies, offices around the world, will be observed the causes of this product in society from assisting in the collection of garbage to the final disposal in the garbage dumps, and what can affect the health of the human being, always thinking of improvements, a garbage bag with a zipper was developed in the mouth to facilitate the closing, which is done directly with its edges realizing a knot, and with that clasp will facilitate the closing and also a new desing. Positive and negative points were pointed out in relation to the bags.

  1. Graduando em Engenharia de Produção pela Faculdade Fafor.
  2. Graduando em Engenharia de Produção pela Faculdade Fafor.
  3. Graduando em Engenharia de Produção pela Faculdade Fafor.
  4. Graduando em Engenharia de Produção pela Faculdade Fafor.
  5. Graduando em Engenharia de Produção pela Faculdade Fafor.
  6. Professor Titular da Faculdade Fafor.

Introdução

 

    Estima-se que no mundo se produz cerca de 330 milhões de toneladas de plásticos. E que se produz 1,4 bilhões de toneladas de lixos a cada ano, onde 10% desse lixo é plásticos. Esse porcentual de plástico pode causar muitos problemas nos oceanos, nas matas, nos lixões e na vida do ser humano. (5GyresInstitute, 2016).

   Com a afirmativa anterior se obteve a ideia um novo conceito de sacos de lixo, que é o produto mais usado pelas residências, indústrias e empresas para descarte de resíduos produzidos, os sacos têm diversas cores, tamanhos e capacidade para suportar a quantidade de resíduos gerado. Com essa análise foi encontrado um problema nos sacos que é a forma de fechá-los, fazendo um nó usando as próprias bordas, este projeto pode facilitar o fecho do saco e o manuseio para coletas e transporte, que na maioria das vezes são descartados materiais indevidos e perigosos no lixo, auxiliando também os trabalhadores de reciclagem que podem separá-los com mais facilidade e segurança.

   O dispositivo apresentado tem como objetivo deixar o saco de lixo mais seguro, uma vez que dado um nó na ponta do saco para abri-lo novamente faz-se necessário rasga-lo, lembrando que essa ideia além de criar um dispositivo inovador trazendo mais segurança aos seus usuários ele também visa conscientizar a sociedade em relação a utilização dos sacos plásticos e sobre sua segregação, sabemos que fazer uma modificação em um produto que é tão utilizado a tanto tempo da mesma forma não é uma missão fácil, porém temos que sempre pensar nas melhorias como um incentivo para uma qualidade de vida melhor.

    Será detalhado os passos para a produção dos sacos de lixos e mostrar como essa modificação do layout do saco não irá sofrer grandes mudanças no processo de fabricação.

     O objetivo é apresentar ao mercado esse novo modelo de saco mantendo o produto da mesma simplicidade de sempre com a mesma forma de uso e  qualidade, sem alterar drasticamente seu processo de produção e manter o seu custo reduzido para que assim ele seja aceito mais rápido pelos consumidores, o ponto forte para incentivar as industrias a produzirem nosso produto será o baixo custo de produção e da alteração do layout e tendo o cuidado e preocupação socioambiental.

    Na busca deste objetivo, o trabalho foi classificado em etapas que se inicia com a fundamentação teórica que norteia o tema apresentado, após as metodologias utilizadas para o desenvolvimento, os resultados encontrados pelas pesquisas e protótipos realizados e por fim, as considerações finais que foram observadas durante o desenvolver deste trabalho.

     

2. Fundamentação Teórica.

    O volume de compras deixa de ser visto apenas como o resultado lógico da produção e passa a ser abordado como uma cultura de consumo. Assim, as combinações sensoriais e estéticas do começo da vida urbana, vinculadas ao aperfeiçoamento do design dos produtos. (CR HORST, DALMORO -2012, p.83)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (792.6 Kb)   docx (573.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com