TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do uso do inglês padrão

Artigo: Aspectos do uso do inglês padrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Artigo  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de sair de casa, escolha a língua portuguesa que você vai vestir!

Você já parou para pensar que saber usar a língua portuguesa é como vestir a roupa adequada para uma ocasião especifica?

Hein?! Como assim? Imagine uma pessoa, entrando numa igreja para assistir uma cerimonia de casamento, usando roupas de banho como se estivesse na praia...

Estranho, não? Agora, imagine uma pessoa preparada para esquiar, com todos aqueles equipamentos e roupas de frio, entrando no mar para aproveitar um dia ensolarado na praia!

Ambas as situações nos causam estranheza pelo fato desses personagens estarem vestindo roupas inadequadas para as ocasiões em que se encontram. O mesmo ocorre com o uso da língua portuguesa.

Podemos dizer que o português tem duas formas, uma coloquial, informal, e outra formal.

“Quando crianças, geralmente, aprendemos com nossos familiares à língua portuguesa informal, considerada” incorreta “. Já, quando vamos a escola, a professora nos ensina a língua portuguesa formal, culta, considerada gramaticalmente “correta”.

Na verdade, não se trata de língua correta ou incorreta. Trata se de língua em situação formal ou informal de uso.

Quando estamos em casa ou entre amigos, não há problema em usarmos a modalidade informal. Logo, as frases “pra mim fazer” e os “caderno ta na gaveta” podem ser ditas sem problemas. Mas, quando estamos no trabalho ou em situações que pedem formalidade, não podemos usar a modalidade informal, mas, necessariamente, a formal, a gramaticalmente “correta”.

Imagine se participando de uma palestra com o maior conhecedor de informática. Ele usa um terno de um estilista famoso e tem uma caneta mont Blanc na mão.

Todos os participantes estão maravilhados com a apresentação pessoal do palestrante. Provavelmente, alguns estão pensando “a palestra vai ser muito boa”. E, ainda, para auxiliar sua apresentação, o sujeito faz uso do melhor equipamento, do mais caro. Então ele diz:

“bom dia! Estou aqui pra mostra procêis uma nova tecnologia que a gente desenvolvemos. Mas, pra Nòis quebrar o gelo, seria bom a gente fazermos uma apresentação breve. Cada um fala nome, cidade...”

Com certeza, a caneta mont Blanc e o terno caríssimo caem por terra. Será mesmo que um cara que fala desse jeito entende do assunto que vai falar? O que você pensaria se estivesse assistindo essa palestra?

Lembre se: fazer uso da norma culta é muito importante se você quer ter credibilidade no que diz e no que faz. E usar a norma culta compreende tanto a fala quanto a escrita.

Antes de sair de casa, não se esqueça de “vestir” a modalidade (formal ou informal) que melhor se encaixara em suas atividades!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com