TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Safári Virtual

Pesquisas Acadêmicas: Safári Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos de conceitos. Conceituaremos termos e palavras relacionadas diretamente a Visão Estratégica de RH, buscaremos através de fontes confiáveis uma forma de esclarecer o que estas palavras significam nas ações voltadas para a empresa e como através de seus significados pode-se contribuir para as ações concretas.

Após a conceituação iremos criar um roteiro para uma palestra sugerida a uma organização, da importância da visão estratégica desta empresa e como deve ser implantada.

2. CONCEITOS

Conforme o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Conceito é a “Concepção compreendida numa palavra que designa características e qualidades de uma classe de objetos abstratos ou concretos.”

Baseados nesta afirmação iremos destacar alguns conceitos das palavras e termos referentes à Visão Estratégica de RH.

2.2. Visão

Significado: Ação ou efeito de ver.

Conceito: Dentro de uma metodologia empresarial “Visão” é a autoimagem da empresa, como a empresa se vê e como ela se define. São os valores centrais da organização.

Segundo James C. Collins e Jerry I. Porras, “é preciso encontrar os valores que sejam a essência do negócio e o conduzam até o futuro…”

2.3. Estratégia

Significado: Ciência das operações militares; combinação engenhosa para conseguir um fim; Arte de dirigir um conjunto de disposições: estratégia política.

Arte de planejar e executar movimentos e operações visando alcançar ou manter posição relativas e potenciais favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados Objetivos.

Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar Objetivos específicos.

Conceito: Estratégia é o que a empresa decide fazer, considerando o ambiente, para atingir os Objetivos, respeitando os Princípios, visando cumprir a Missão no Negócio.

2.4. Recursos Humanos

Significado:

• Recurso: Ato ou efeito de recorrer; ação pela qual se invoca o auxílio, o socorro ou o valimento de alguém; aquilo de que se lança mão para vencer uma dificuldade ou um embaraço; meio apropriado para chegar a um fim difícil de ser alcançado; auxílio, proteção, socorro.

• Humano: Que pertence ou se refere ao homem; humanitário; bondoso, compassivo, caridoso. sm pl O gênero humano, os homens, os mortais.

Conceito: Também conhecido como RH é o departamento da empresa que cuida das Pessoas, é o responsável pelos processos de admissão e demissão, treinamentos, remunerações, formação sobre higiene e segurança, comunicação entre a empresa e seus colaboradores. Este setor é responsável por todas as atividades internas voltadas aos colaboradores.

2.5. Planejamento Estratégico

Significado: Ato de projetar um trabalho, serviço ou mais complexo empreendimento; determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; planificação de serviços; dependência de uma indústria ou repartição pública, com o encargo de planejar serviços.

Conceito: É o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.

2.6. Planejamento Estratégico de RH

Conceito: É uma ferramenta utilizada para auxiliar os admnistradores a executar ações voltadas às pessoas dentro da empresa.

3. BIBLIOGRAFIA

Visão. Disponível em: <http://www.strategia.com.br/Estrategia/estrategia_corpo_capitulos_visao.htm>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com