TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Samba Tipos no Brasil

Por:   •  15/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

Como todos os gêneros musicais, o samba também tem, seus inúmeros tipos e subgêneros.

Alguns dos pricipais tipos de samba, seríam o Samba-Enredo, que tem as suas origens nos anos 50, com uma ligação bem forte com o carnaval, com aquelas famosas escolas de samba que usam o subgênero pra contar a história do tema escolhido como um enredo pro seu desfile, muitas vezes representando teor social, histórico e cultural!

Já o samba carnavalesco, ele pode ser parecido com o Samba-Enredo, mas ele se difere por poder ser usado em marchinhas e cantadas em bloquinhos nas ruas. Como exemplo de Abre alas, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé e várias outras por aí.

O Samba de Roda, sendo um dos tipos de samba mais tradicionais do Brasil, se utilizam de bater palmas, cantar e tocar instrumentos musicais em uma roda, sendo uma característica marcante deste estilo, e com muita dança também, em volta dos músicos.

Temos também o tipo Samba-canção, utilizada como uma vertente do samba, com letras mais românticas e ritmo mais lento, muitas vezes falando de solidão, amor e relacionamentos. Surgiu no final de 1920 e um dos mais antigos até então.

Outro que rende bastante nas festas é o samba de gafieira, esse sendo feito para dançar juntinho, um tipo de dança de salão, com geralmente, coreografias e ritmos mais agitados. Surgiu no Rio de Janeiro, com uma forte influência negra.

O samba de breque, talvez sendo um dos mais divertidos tipos de samba, é um samba onde os intérpretes costumam incluir nas suas canções, momentos de paradas rápidas,

onde o cantor pode incluir comentários, sendo eles em tom humorístico, remetendo a "malandragem" do samba ou comentários em tons mais críticos.

Há vários outros tipos de samba também, como o Samba-exaltação, onde as músicas são geralmente acompanhadas por uma orquestra e suas letras exaltam as belezas do Brasil. Como por exemplo a Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

E o Samba de partido alto, um dos mais próximos das origens africanas, conciliando formas mais antigas e modernas da música, que incluem letras improvisadas sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. Estilo dos grandes mestres do samba.

Até dizem ser a inspiração pro pagode de raiz!

Como um exemplo representando esse estilo, temos Moreira da Silva e a cantora Clementina de Jesus.

E assim vai esse enorme leque musical que é o samba

Alguns dos instrumentos que são frequentemente Usados no Samba são:

cavaquinho, cuíca, pandeiro, reco-reco, surdo, tamborim, tan-tan, violão e etc.

https://caminhoslanguages.com/br/blog/samba-in-brazil/

https://escolas-de-samba55.webnode.pt/principais-tipos-de-samba/

https://www.todamateria.com.br/samba/

Como alguns exemplos dos principais sambistas brasileiros de todos os tempos, daqueles que mais marcaram presença,nas rodas de samba, pra te fazer dançar

ou até mesmo pra dar uma agitada na hora da faxina.

E não poderíamos deixar de falar do autor daquela musica inesquecível, chamada Madureira, do grande Arlindo Cruz!

Cantor, compositor e instrumentista, com pai e irmão sambistas, iniciou sua carreira na  década de 70, criando o grupo Fundo de Quintal, onde ficou por volta de 12 anos, até decidir partir para a carreira solo.

Arlindo integrou a ala de compositores da escola de samba carioca Império Serrano e também ajudou a criar o famoso bloco carnavalesco Cacique de Ramos.

Como compositor de samba criou mais de 500 músicas que foram gravadas, não só por ele

como também por uma série de parceiros.

Não tem como não falar de Alcione também, que fez história, não só com grandes musicas, mas com um o considerado, hino do samba! Nascida em São Luís do Maranhão,começou cantando na noite, levada pelo cantor Everado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com