TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos De Clima Do Brasil

Casos: Os Tipos De Clima Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Os Tipos de Clima do Brasil

São fatores que influenciam o clima em nosso país são a localização entre 5º de latitude (N) e 33º de latitude (S) que garante latitudes baixas, ou seja, localização na zona térmica intertropical favorecendo ao Brasil o predomínio de climas quentes; o predomínio de baixas e médias altitudes, favorecendo climas quentes, porém em algumas áreas do sul e sudeste há áreas mais altas, onde as temperaturas oscilam muito; e as massas de Ar.

São cinco as massas de ar que influenciam o clima no país, massa Equatorial Atlântica, massa de ar quente e úmida e ação no litoral norte do Brasil; massa Polar Atlântica, massa de ar fria com ação no sul do país; massa Equatorial Continental, massa de ar quente e úmida com ação na porção norte do Brasil (Amazônia); massa Tropical Atlântica, massa de ar quente e úmida com ação no litoral brasileiro; massa Tropical Continental, massa de ar quente e seco com ação na porção oeste do Brasil;

Entre os tipos de climas brasileiros encontramos o clima equatorial, esse clima apresenta temperaturas entre 25º C e 28º C, com amplitude térmica em torno de 4º C. É extremamente úmido com chuvas abundantes. clima tropical, esse clima apresenta temperatura média anual de 20º C a 25º C. No verão, ocorre a estação chuvosa, influenciada pela (mEc) e pela (mTa). No inverno ocorre a estação da seca, influenciada pela (mPa) e pela (mTc), diminuindo as temperaturas no sul da Amazônia. O clima tropical se divide ainda em três principais tipos de clima, são eles: tropical úmido, tropical de altitude e tropical semiárido. No clima subtropical a temperatura média do mês mais frio é de 18º C, portanto não pode ser considerado quente, é influenciado pela (mPa) e pela (mTa), apresenta estações bem definidas e chuvas bem distribuídas durante o ano.

Outra maneira de identificar e caracterizar e comparar o clima de uma região é por meio do climograma, um gráfico em que observamos as medias de chuvas e temperaturas anuais ou num dado período do ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com