TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Satisfação: Conceitos Gerais

Dissertações: Satisfação: Conceitos Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

A satisfação no trabalho tem recebido grande atenção como sendo uma medida de avaliação importante sobre o comportamento humano no trabalho.

Conforme mencionado na aula anterior, a satisfação expressa uma das medidas de atitude no trabalho, na qual o indivíduo define sua percepção subjetiva sobre o trabalho que executa e sobre a organização da qual faz parte e está envolvido. Essa percepção é carregada de sentimentos e emoções, exercendo uma forte influência sobre as condutas sociais do indivíduo no ambiente organizacional.

Dos indicadores de atitude no trabalho que podem ser avaliadas no ambiente organizacional, o item que trata da satisfação no trabalho desempenha papel de destaque, quando se pretende levantar informações que tenham impacto na motivação direta do indivíduo com suas tarefas cotidianas de trabalho.

A satisfação pode ser definida, de forma genérica, como um sentimento pessoal do indivíduo de prazer ou desprazer sobre algo. No campo do comportamento organizacional a satisfação expressa a atitude geral do indivíduo em relação ao trabalho que realiza. A satisfação traduz a percepção do indivíduo da diferença entre a recompensa recebida pelo seu trabalho e a expectativa daquilo que considerava ser merecedor.

Para lembrar:

A satisfação expressa a atitude geral do indivíduo em relação ao trabalho que realiza. As avaliações da satisfação no trabalho servem de importante fonte de dados para a empresa realizar intervenções diretas nas rotinas de trabalho, pois essas avaliações fornecem dados diretos da percepção subjetiva do indivíduo acerca das características do trabalho que executa. As revisões do conteúdo de descrições de cargos, quando pretendem influenciar na motivação dos seus membros para suas tarefas, têm nos estudos sobre satisfação uma base de dados fundamental que não pode ser desprezada pelos gestores da organização.

Além da revisão dos conteúdos dos cargos ocupacionais, os estudos sobre satisfação podem, também, trazer contribuições sobre outros tópicos importantes nas práticas de gestão de pessoas:

Se você tiver interesse em compreender mais sobre a satisfação no trabalho, como sugestão recomendamos o filme O Diabo Veste Prada

Avaliarem o impacto dos estilos de liderança exercidos pela chefia na supervisão dos grupos e equipes de trabalho.

Avaliarem a disposição dos funcionários por acatarem ordens e por reagirem em situações específicas de trabalho, que envolvam percepção sobre expectativas de trabalho.

Reformulação e ajustamento dos sistemas de avaliação de desempenho adotados na empresa com base nas medições das percepções subjetivas de seus funcionários.

Mudanças nos sistemas de recompensas para o desempenho de trabalho dos funcionários adotados na organização.

A justificativa pelo interesse nas pesquisas sobre satisfação no trabalho tem relação com o fato da satisfação ser uma variável de estudo que pode ser avaliada e medida consistentemente pela organização.

Os objetivos desta aula são de realizar análises sobre satisfação

que a relacione com outros indicadores organizacionais de comportamento humano no trabalho.

1.2 Fatores causais da satisfação no trabalho

De acordo com Wagner III e Hollenbeck (2006, p.121), a satisfação do indivíduo com o seu trabalho possui como uma de suas causas o seu sistema de valores pessoais. Essa influência acontece por meio dos mecanismos de percepção das situações de trabalho, que são orientados fortemente pelo conjunto dos valores pessoais do indivíduo. Outro fator de natureza individual pode ser o perfil de personalidade do indivíduo. Também devemos destacar algumas características biográficas como idade, gênero e estado civil, que podem exercer um papel importante na determinação do nível de satisfação de um indivíduo para o trabalho.

Há, porém, fatores importantes que afetam o nível de satisfação no trabalho, que são geralmente de natureza situacional. Podemos citar em destaque os seguintes fatores situacionais:

Cultura organizacional.

Sistemas de RH dirigidos para a avaliação de desempenho e a motivação no trabalho.

Características e organização das tarefas de trabalho.

Características e funcionamento dos grupos de trabalho.

Estilo de liderança adotado pela chefia.

A organização, em relação aos fatores pessoais do indivíduo que influenciam na sua satisfação, pode administrá-los por meio de processos criteriosos de seleção de pessoal para a contratação de seus novos membros. Já em relação aos fatores situacionais, a organização pode exercer influência direta, por meio de seus processos administrativos e em suas práticas de gestão de pessoas. Os fatores situacionais afetam bastante o nível de satisfação no trabalho, pois eles definem o nível de estresse ao qual o indivíduo será submetido.

1.3 Variáveis associadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com