TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saudades de casa

Por:   •  23/9/2016  •  Ensaio  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

SAUDADES DE CASA

Boa noite a todos , graça e paz! Abir em  LUCAS 15 ( AS 3 PARABOLAS)

Uma das mais belas histórias que sempre deve ser contada em nosso meio é aquela que saiu dos lábios de nosso Salvador, a qual está registrada para nós no décimo quinto capítulo do Evangelho de Lucas. Onde convido os amados a me acompanharem neste texto.

Publicanos e pecadores aproximaram-se para ouvir Àquele de quem foi dito: "Este recebe pecadores e come com eles" (Lucas 15:2). Eles foram as primeiras pessoas a ouvir essa simples e contudo, agora, bem conhecida parábola da ovelha perdida.

Estavam presentes, publicanos (classe social judeus a serviço do governo) os fariseus ( classe religiosa seita judaica) e os escribas (classe social responsável pelo ensino dos manuscritos)

Freqüentemente os pregadores do Evangelho usam essas belas parábolas para ilustrar, com eficácia, até onde o Bom Pastor vai a fim de "buscar e salvar o perdido"  Mas talvez essa parábola pode ser vista de outra maneira.

LEIAMOS ENTÃO LUCAS 15 ( AS 3 PARABOLAS)

Primeiro podemos identificar 3 tipos de pessoas

1º Ovelha perdida, é aquela ovelha do rebanho , que foi alimentada, que recebeu os mesmos cuidados que todas as outras, que foi guiada e ensinada da mesma forma, mas que por algum motivo, se perdeu por não se sentir parte do mesmo aprisco, por se achar estranha no meio de uma multidão, por não se encaixar em nada...

2º tipo de pessoa é aquela que como uma dracma , tem valor, de alguma forma se destacava , dentre as outras, seja pelos serviço, e sua utilidade, sua pro atividade, e não vamos ser ignorantes , existem sim , aqueles que se destacam , daqueles que se escondem na multidão.

3º tipo de pessoa aquela que como o filho que olhou para O PAI e disse , eu não quero mais essa vida no campo , a vida de serviço, a vida aqui debaixo da sua vontade , não da mais, estou indo em busca do mundo, quero conquistar, quero me alegrar, quero gozar de tudo que me é permitido.

Sim estou falando , das pessoas que estavam ai sentadas talvez do seu lado, e ela saiu por algum motivo, e nunca mais a vimos aqui dentro dessas portas... se você nao entendeu eu usei cada parábola para falar do tipo de pessoas que estiveram aqui entre nos e já não estão mais.

A Epístola de Tiago chama a nossa atenção para pensar sobre esse assunto "Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado, salvará da morte a alma dele, e cobrirá multidão de pecados" (Tiago 5: 19-20). 

Tiago não fala somente os pecadores perdidos que precisam ser alcançados pela graça salvadora de Deus, mas também aqueles que se desviam da verdade, esses precisam ser restaurados pois diz “assim se algum entre vós se desviar da verdade” então são pessoas que já conheciam a verdade não tem como se desviar de um caminho sem estar nele!

 

Observem cuidadosamente que  isto pode acontecer a qualquer um. Pedro considerava-se perfeitamente seguro, acima da linha de perigo. Qualquer outro podia negar o Senhor - não ele! Num espaço de poucas horas a auto-confiança de Pedro havia se evaporado ao perceber repentinamente que ele tinha se desviado d'Aquele que é, em Pessoa, a Verdade.

Voltemos a essa bela parábola da ovelha perdida. Lucas nos diz que podemos ser como um pastor buscando trazer de volta à verdade aquele que se desviou. Um crente pode ter-se desviado moralmente da verdade ou, pode ser simplesmente que seu coração se esfriou para Deus. Existe muitas maneiras nas quais isso pode acontecer. Contudo, quando um irmão ou uma irmã se desviar, como podemos levá-Ios à restauração?

O apóstolo Paulo nos dá bons conselhos na Epístola aos Gálatas. "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o, com o espírito de brandura ( com ternura e carinho)

Pois é fácil para nós apontar o dedo acusativamente ou pensar: "Eu nunca teria feito isso!" Digo que Raramente uma atitude como esta resultaria na restauração de um irmão ou irmã.

Em vez, deveríamos imediatamente pensar: "Se não fosse a graça de Deus, poderia ter sido eu".

Somente quando compreendemos que isso pode acontecer conosco é que buscamos corrigi-lo (restaurá-to), "com o espírito de ternura". Palavra esta que está intimamente associada à palavra "humildade" e é, antes de mais nada, um estado de mansidão diante de Deus. Ela significa, portanto, irem em busca do desviado com toda a compaixão e a ternura que o Senhor Jesus manifestou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com