TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Do Idoso

Artigos Científicos: Saude Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

A fisioterapia, cujo objetivo de estudo é principalmente o movimento humano, colabora utilizando seus conhecimentos e recursos fisioterápicos, com o intuito de melhor compreender os fatores que possam acarretar perda ou diminuição da qualidade de vida e bem-estar nos idosos.

O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida, porém no idoso tem uma importância não só de tratamento, como de prevenção. Pois, juntamente com o envelhecimento, sofre a influência de multiplos fatores físicos, pscológicos, sociais e culturais. O idoso vai alterando os seus hábitos e rotinas diárias, substituindo-as por outras ocupações e atividades menos exigentes. Esta diminuição de atividades conduz a consequências sérias, tais como a redução da capacidade de concentração, coordenação e reação motora em diferentes situações. Tudo isto, potencia o surgimento de processos de auto desvalorização, diminuição da sua autoestima, apatia, desmotivação, solidão, isolamento social e mesmo depressão. Sendo que, a intervenção pelos exercícios constitui uma medida eficaz para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento.

Com a prevenção, a Fisioterapia ajuda os idosos a superar as constantes ameaças ao seu equilíbrio, ajuda a melhorar as suas capacidades funcionais como também ajuda-os a ganhar consciência das suas limitações, sugerindo algumas alterações em seus lares, conferindo-lhes maior segurança, para que não sofram as quedas, respeitando as características e as limitações de cada indivíduo. Dentro dessa perspectiva, os objetivos da fisioterapia geriátrica estão: prevervação da função motora, promover adiantamento da instalação de incapacidades do processo de envelhecimento, tratamento das alterações e dos sintomas provenientes de doenças crônico-degenerativos e agudos, bem como suas possibilidades fisicas e psicilógicas. Em tudo isto torna-se imprescindível a participação e envolvimento dos familiares no tratamento do idoso.

Dessa forma, a fisioterapia geriátrica é uma área que merece atenção e que é importantíssima no processo de envelhecimento, podendo o fisioterapeuta contribuir, além da reabilitação, na conscientização da população idosa exercendo seu papel de agente promotor de saúde e colaborar para o envelhecimento bem sucedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com