TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Humana

Casos: Saude Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  3.976 Palavras (16 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 16

1. O que é filosofia? Qual a sua contribuição para o século XXI?

Ela surgi para criar conhecimentos racionais, filo (amor e amizade) e sofia (sabedoria). É um questionar mais que pensar é diferente de criticar é levantar problema, questionar, buscar entender as questões sociais, econômicas, culturais, políticas e da ciência.

A sua contribuição para o século XXI é refletir sobre o rumo da ciência, da nossa vida, sociedade e refletir tudo que nos cerca. O grande desafio da filosofia é a ética por um país mais justo e igualitário.

2. Diferencie o homem e o animal.

O homem é um ser racional; linguagem (oral e escrita); ação intencional planejada; transformar a natureza; sociedade; cultura; trabalho e instrumentos.

O animal é irracional, sistema de comunicação; ações instintivas; adapta se a natureza e vivem em comunidade.

3. Explique a influência do trabalho na constituição do homem e da cultura.

Influências do trabalho dentro de uma cultura se referem ao trabalho como uma condição de liberdade, por meio do trabalho é que o homem poderá estabelecer a teoria e prática, fazendo assim com que o homem transforme o seu próprio ser, aprendendo e aperfeiçoando tudo que o cerca, seja material ou psicologicamente.

Nos livros nos trazem que antigamente o trabalho escravo eram desvalorizados por serem feitos por escravos , e que quem trabalhava com a mente eram mais valorizados.

Mas hoje em dia a sociedade em si ainda desvaloriza muitos tipos de trabalhos, sendo mais valorizados as pessoas de poder aquisitivo, mesmo sem estudo algum, o que antigamente era muito valorizado os pensantes, agora nem tanto. Nem tão pouco as pessoas que fazem serviços simples, mas o que não entende, é que a sociedade precisa dos serviçais assim assimilados , pois o pequeno que faz com que o mais poderoso se edifique.

O homem inserido, na sociedade tem por obrigação a execução do trabalho, seja ele braçal ou mental, subentendemos que ele precisa aprimorar esse trabalho, com técnicas que o faz sobre sair perante seus semelhantes, estudando, especializando fazendo melhor aquilo que se propõem a fazer, em muitas vezes acaba se tornando escravo do trabalho, se especializando e fazendo um trabalho que o torna refém.

4. Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.

O homem esta usando estas técnicas para o beneficiar seja modificando e aperfeiçoando tudo aquilo que o interessa e possa ser utilizado por ele em sociedade.Ao ponto do homem conseguir mudar o que a natureza leva anos para se construído, ele vem e destroem ou muda em minutos.

A sociedade esta em constante transformação pois as técnicas, fazem com que o mundo mude com elas, não como era antes trabalhos manuais, e sim agora, robóticas e microcomputadores, como sendo o que manda e o que guia o mundo.

5. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)

A alienação é falta de consciência política que rege a nossa vida exemplo: não dar preço justo a nossa mão de obra e não saber a carga tributária do produto.

Ideologia são os valores que são impostas pela sociedade exemplo: matrimônio e a ideologia religiosa.

6. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

Domínio da técnica, que a ciência vai resolver o problema da humanidade e que o único caminho é a ciência tecnológica.

.Atualmente, vivemos a crise desses valores, pois o ideal do progresso está sendo questionado e desmistificado, quando percebemos que o desenvolvimento da ciência e da técnica nem sempre respeita o progresso moral, o ser humano e a vida na Terra.

 Questões para saber mais e para os exames

revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em indicações.

1. Relacione os conceitos de homem, trabalho e cultura.

O homem é um ser racional (conta com a razão), que utiliza vários meios de linguagens para se comunicar, dentre eles a palavra que o distingue fundamentalmente do animal. E por meio dos diálogos culturais( ideias, crenças, normas, trabalho e outros) o homem vive em sociedade, evolui e desempenha seu trabalho. É um ser ambíguo, o homem no seu tempo faz e refaz sua própria história.

Trabalho é uma atividade humana, seja física ou intelectual, onde o objetivo é fazer, transformar ou obter algo. O trabalho é algo que transforma o homem.

Cultura é uma rede ou sistema de significados, que são estabelecidos e que dão sentido a sociedade. E ao nascer o homem tem de se situar e é ela que caracteriza um homem como um ser que se transforma. Estabelece-se por meio de crenças, costumes, línguas, leis etc.

2. Faça uma síntese histórica do trabalho.

O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra. Ou seja, por meio do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática.

O trabalho realiza-se como atividade coletiva. Além de transformar a natureza,humanizando-a, o trabalho transforma o próprio homem. Por meio do trabalho, o homem se autoproduz, isto é, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças limitações pois relaciona-se com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Logo, o homem não

permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.

Se, num primeiro momento, a natureza apresenta-se aos homens como destino, o trabalho será a condição da superação dos determinismos: a transcendência é

propriamente liberdade. Por isso, a liberdade não é alguma coisa que é dada ao homem, mas representa o resultado de sua ação transformadora sobre o mundo.

3. Explique o conceito de mais-valia, exemplificando-o.

O capitalismo o enriquecimento, fazia com que o donos de

fábricas explorassem seus trabalhadores, fazendo com que eles trabalhassem mais e recebiam pouco , a mais –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com