TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Humana

Dissertações: Saude Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como podemos definir tecnologia? Cite cinco exemplos de tecnologia.

Tecnologia é o avanço científico em busca de condições produtivas. Dentre ales temos o avião, computador, câmeras digitais, carros cada vez mais adaptados e uma das mais utilizadas, a televisão.

2. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas.

Desde a Revolução Industrial onde houve uma grande transformação no meio trabalhista, muitas são as melhorias ocasionadas pela tecnologia onde muitos estudos tem ajudado nas fabricações de remédios, capacitando cada vez mais o salvamento de vidas. Isso se dá diante das condições encontradas através das tecnologias. A facilidade em comunicar-se hoje em dia, pela tão procurada internet, também é de extrema importância, assim como a capacidade de se locomover por um espaço de tempo menor de um lugar para outro através de aviões,metros e carros.

3. Como podemos identificar as transformações que a tecnologia provoca em nosso cotidiano?

Estamos numa era de comunicação, onde o contato está ainda mais facilitado. Acostumamos rapidamente e nos acomodamos com as possibilidades. Se precisamos falar com alguém ligamos, se não sabemos algo basta procurar na internet. Nossas mentes estão sendo programadas para esses aparelhos tecnológicos que perdemos a noção do 2+2, deixando este trabalho para a calculadora.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente sobre dois recursos independentes e dois dependentes.

Recursos independentes: Não precisão de outros aparatos para serem expostos. Ex: história em quadrinhos, cartazes, etc;

Recursos dependentes: Precisão de algum meio de comunicação para passar suas informações. Ex: televisão, rádio, etc.

5. Faça uma leitura atenta dos textos e escreva com suas palavras o que é tecnologia educacional.

A tecnologia educacional está diretamente ligada na facilitação da aprendizagem, ou seja, nos meios que proporcionem melhores condições para o entendimento do ser humano, utilizando de laboratórios bem elaborados para cada disciplina assim como vídeos com conteúdos capazes de prender a atenção do aluno.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Analise criticamente a frase “se a tecnologia nos domina, caminhamos na direção contrária, da dependência dela”. Faça um breve comentário sobre a frase colocando sua posição com suas palavras.

2. Leia a crônica de Ruben Alves “Quero uma escola retrógrada” e faça uma análise crítica do desenho que está na sequência.

3. Faça uma leitura atenta dos textos e escreva com suas palavras o que é tecnologia educacional.

4. Por que devemos ter cautela em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de aprendizagem?

5. Dos recursos didáticos apresentados, comente sobre os que você conhece, destacando sua importância na prática pedagógica.

UNIDADE 2

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: APORTES TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base na leitura desta unidade e, também, em estudos anteriores, destaque as ideias principais sobre a teoria construtivista.

O construtivismo baseia-se numa aprendizagem autônoma, ou seja, onde o professor participará semente como mediador, ensinando ao aluno como aprender a aprender. A teoria construtivista visa que a inteligência se constrói através da busca continuada, pois acredita que os sujeitos são vistos como construtores de seu próprio conhecimento. Acredita também, na correção de seus erros como forma de aprendizagem, onde ao buscar o certo o aluno encontra outras diversas experiências positivas.

2. A teoria construcionista, de Seymour Papert e o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição, descrito por José Armando Valente, está relacionado com a teoria piagetiana (construtivista). Como podemos identificar essa relação?

Exatamente, na teoria construcionista o aluno consegue obter seus próprios conhecimentos, e com o ciclo não é diferente, passando por fases onde pausadamente o sujeito acrescenta na sua sabedoria.

3. Qual é o papel dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem em ambientes informatizados?

Na educação atual o professor é tido como mediador, com intuito de proporcionar maiores condições na busca de novos conhecimentos, fornecendo meios e curiosidades afim de que o aluno sinta-se insentivado a buscar cada vez mais. O aluno, por sua vez, torna-se autônomo, com características capazes de obter seus próprios conceitos.

4. Investigue a prática pedagógica realizada nas escolas, em ambientes informatizados, e faça uma análise crítica sobre os resultados. Essa investigação pode ser realizada na própria escola ou junto a um aluno matriculado no ensino fundamental

Nas escolas os alunos do ensino fundamental são inseridos num conhecimento amplo sobre diversos programas buscando capacitá-los no universo da informática, apesar de que na maioria das vezes, muitos deles já conhecem além do que o planejamento pedagógico pode oferecer devido ao seu cronograma escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com