TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Humana

Trabalho Escolar: Saude Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  4.805 Palavras (20 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 20

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no estudo desta Unidade “O corpo humano”, faça um texto que transmita a seguinte mensagem: conhecer o próprio corpo é fundamental para a saúde.

Resposta:

Nosso corpo humano é um sistema complexo, o conhecer o mínimo de nosso corpo é fundamental, para que a criança tenha ciência dos cuidados que deve ter com o mesmo. A criança deve saber que seu corpo é limitado e frágil, porém precioso. Devemos informa-las sobre os conhecimentos básicos, para que a sua saúde seja garantida.

2. Com base na leitura do texto “Níveis de organização do corpo humano” desta unidade, ou informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revistas e internet. Elabore um texto, explicando o que chamamos de níveis de organização do corpo humano (célula – tecido – órgão – sistema – organismo).

Resposta:

A célula é a menor unidade do corpo humano é por ela que tudo se começa, o corpo humano é inteiramente formado por células, também se pode dizer que a menor disfunção em uma dessas células pode ser responsável por uma doença.

O conjunto dessas células, que têm as mesmas características, formam os tecidos que podem, por exemplo, ser tecido adiposo, que tem como capacidade o armazenamento de gordura, ao longo do nosso corpo há vários tipos de tecido, com as mais variadas funcionalidades.

Estes tecidos, quando em conjuntos e também com a mesma característica formam os órgãos de nosso corpo, estes que não funcionam sozinhos sempre um dependendo do outro, formando o então sistema. Que pode ser sistema muscular, nervoso, sistema circulatório e entre outro. Os conjuntos desses sistemas é que formam o organismo, ou o ser humano.

3. Analise a figura abaixo. Com base na leitura do texto “Sistema Digestório” desta unidade, ou informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revistas e internet. Elabore um texto, explicando o caminho percorrido pelo alimento.

Resposta:

O processo do Sistema Digestório inicia-se pela boca, onde os dentes irão triturar o alimento, com a ajuda da língua e glândulas salivais. Após este processo o alimento desce pela faringe e esôfago, este é uma espécie de tampa que impede que o alimento retorne, até chegar ao estomago. No estomago é realizado o processo de digestão do alimento, onde há inúmeras glândulas que estarão extraindo os nutrientes, o alimento é encaminhado ao intestino delgado, este com 4 cm de diâmetro onde ocorre o maior processo de absolvição de nutrientes, após é dispensado no intestino grosso onde é feita a absorvição da água. No intestino grosso dependendo da quantidade água absorvida ira caracterizar a consistência do bolo fecal que é seguido pelo reto e logo depois é expelido pelo anus.

4. Analise a figura abaixo. Com base na leitura do texto “Sistema Respiratório” desta unidade, ou em outros tipos de materiais informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revistas e internet. Elabore um texto, explicando o caminho percorrido pelo ar, desde a entrada até a saída do organismo.

Resposta:

A função do Sistema Respiratório é coletar ar que contem oxigênio e transferir para o sangue. Este processo se inicia pela coleta através das narinas, na chamada inspiração, por esta etapa o ar irá ter contato com células que irão umedecê-los e reter as sujeiras. Em sequencia ele passa pela faringe, a mesma que foi mencionada no Sistema Digestivo e chega a laringe, um tudo com conteúdo de cartilagens que formam as cordas vocais em seguida o ar é dispensado na traqueia, onde o ar passará por mais uma purificação, assim elas permitam que somente entrem em nossos pulmões ar puro. Ela divide em duas, uma ira ramificar para os pulmões do lado esquerdo e outra para o lado direito. Os pulmões são esponjosos e cheio de alvéolos, localizados na caixa torácica. Abaixo há um musculo que separa o tórax do abdômen e também é de grande importância no Sistema Respiratório, para o ar entrar ele empurra o estomago e as costelas elevam aumentando a caixa torácica, forçando a entrada do ar e para expulsar ele empurra pra cima e o ar refaz todo o trajeto de entrada.

5. Com base na leitura do texto “Sistema Circulatório” desta unidade, ou informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revista e internet, responda:

a) o que é sangue? Sangue é uma substancia liquida e vermelha que circula pelos vasos, tem como função de transportar oxigênio para as demais partes do corpo, assim como água e outros nutrientes.

b) o que são hemácias? Qual a sua função? São as células que tão a cor vermelha ao sangue. Ela tem a função de transportar o oxigênio, com uma vida útil em media de 120 dia (achei esta informação interessante).

c) o que são leucócitos? Qual a sua função? São as células sanguíneas chamadas glóbulos brancos, tem como função o sistema de defesa do corpo humano (sua expectativa de vida é de somente 13 dias).

d) o que são plaquetas? Qual a sua função? Um elemento essencial do sangue, elas são as células responsáveis pela coagulação do sangue. Quando há uma lesão ela produz uma substancia que induzem a formação de uma rede fibrosa no ferimento que retém as hemácias estancando a hemorragia (em media vivem até 10 dias).

6. Os órgãos do sentido são formados pelo paladar, olfato, visão, audição e tato. Descreva uma atividade passo a passo (quantos alunos, como eles estarão sentados, quais os materiais que você irá utilizar, etc.), que possa ser realizada com os alunos do educação infantil (2 a 6 anos) explorando os órgãos do sentido.

Resposta:

Iniciaria uma aula explicativa e com comparações utilizando figuras, usaria as situações problemas que eles mesmos trariam para o sala e finalizaria com a atividade a baixo.

 Questões para saber mais e para os exames

1. O nosso corpo é divido em três partes: cabeça, tronco e membros. Descreva uma atividade e uma música infantis adequadas aos alunos da 2º série do ensino fundamental, que explorem essas partes do corpo.

Resposta:

Abre-se um circulo com as crianças, a intenção é que a maior parte participe e não se escondam atrás das outras, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com