TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Indigena

Exames: Saude Indigena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

1. Para compreender melhor o significado desses ritos precisamos dominar o significado de certas palavras. Por isso, vamos pesquisar e elaborar um pequeno glossário, para explicar as palavras:

Arrependimento: é uma reação emocional para atos passados pessoais e comportamentais. Arrependimento é muitas das vezes expressado pelo termo "desculpa".

Mortificação: é vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ajudar as pessoas a viver de forma virtuosa e santa. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar um sacrifício mental ou físico por amor a Deus com o objetivo de se unir à paixão e à cruz de Jesus Cristo e, portanto, como meio de participação na Redenção.

Perdão: é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

Libertação: Libertação não é exorcismo, não é regressão, não é "sai-sai". Libertação é confissão de pecados.

Iniciação: é um termo que remete a começo, entrada: iniciar um evento, ação, circunstância ou acontecimento. Também tem um significado de ascensão de um nível (abandonado) de existência para um outro nível superior.

Expiação: é uma palavra que vem do Latim: expiatione. A palavra expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento. Palavras mais conhecidas como reconciliação, propiciatório, sangue, remissão de pecados e perdão estão diretamente relacionadas com esse tema.

Crenças: é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção.

2. Que rito humano você acha mais importante e por quê?

Ritos de Repetição do Drama Divino: Buscam o resgate dos mitos divinos e sua atualização, com o efeito de identificação e participação do homem no evento divino de forma atemporal. Ex: Encenação da Via Sacra.

3. Pesquise quais rituais são realizados na sua religião.

Batismo - é o primeiro ritual de purificação do catolicismo. Nos dias de hoje, costuma ser realizado com a imersão de parte da cabeça (ou às vezes até do corpo inteiro) em água benta, com posterior benção de um padre. Um católico só pode ser considerado católico após ser batizado.

Crisma ou Confirmação - sacramento em que um católico é ungido com um óleo abençoado e confirma sua devoção a Cristo e sua vontade em seguir sua religião. No catolicismo, é administrado quando o fiel já tem idade para discernir racionalmente suas escolhas - o que na maioria dos lugares costuma ser depois dos sete anos.

Confissão ou Penitência - sendo o pecado inerente à condição humana para a doutrina católica (os homens estariam condenados pelo pecado original de Adão), o católico precisa expiar sua culpa para ser merecedor da graça divina. O primeiro passo nesta direção é confessar individualmente seus pecados a um padre. O poder de absolvição, no entanto, não pertence ao padre, somente a Deus. A confissão é importante pois somente um homem livre de culpa pode receber o corpo e o sangue de Cristo na eucaristia.

Eucaristia ou Comunhão - rito em que os cristãos recebem o corpo e o sangue de Cristo, simbolizados na hóstia embebida em vinho que é dada ao fiel pelo padre. O sacramento é uma reconstituição da Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, quando, pressentindo que morreria, abençoou e distribui a eles pão e vinho, confiando-lhes a missão de repetir o gesto para com todos os cristãos para remissão de seus pecados. Sacramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com