TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saybolt Universal и Saybolt Furol

Projeto de pesquisa: Saybolt Universal и Saybolt Furol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Determinar a viscosidade Saybolt Universal e Saybolt Furol a temperaturas que variam entre ambiente 5ºC e 250°C da amostra coletada de CAP50/70.

Introdução

Para atingir os objetivos o ensaio baseia-se na medição dos segundos que uma quantidade padrão de amostra coletada consome para fluir através de um furo padronizado, a uma temperatura constante e muito precisa. A viscosidade determinada pelo equipamento é o tempo em segundos em que 60 ml de amostra de ligante asfáltico flue pelo orifício Saybolt-Furol numa determinada temperatura. As temperaturas de ensaio preconizadas na norma brasileira são respectivamente 135, 150 e 177ºC.

Material Utilizado

- Amostra de cap 50/70

- 1 Viscosimêtro completo.

Procedimento

Utilizou-se a amostra de CAP 50/70 colocando-a no viscosimêtro para que o mesmo sobre influência de temperatura atingisse o estado líquido, preenchendo o tubo de ensaio com ligante, ajustada a temperatura do banho até que a temperatura da amostra permaneça constante. As temperaturas de ensaio preconizadas na norma brasileira são

respectivamente 135, 150 e 177ºC.

Conclusão

Concluímos com essa experiência que a viscosidade é diretamente proporcional a temperatura, pois com o aumento da temperatura a viscosidade diminuiu e fez com que o CAP amolecesse e se torna-se menos viscoso assim escoando com uma velocidade maior. Esse fato já era esperado para o material. Visto que a viscosidade surge das forças de coesão entre moléculas relativamente juntas, o aumento da temperatura provoca aumento da energia cinética das moléculas e com isso, o enfraquecimento das ligações intermoleculares do fluido, diminuindo a viscosidade. Além disso, a experiência comprovou o que tínhamos como teoria e demonstrou-se efetiva na determinação da viscosidade do CAP.

Bibliografia

http://www.petrodidatica.com.br/pdf/viscosimetro%20saybolt.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com