TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sazonalidade na bacia amazônica

Seminário: Sazonalidade na bacia amazônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Seminário  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Clima

A sazonalidade na bacia amazônica é marcada pela pluviosidade e pela alteração do nível dos rios, que pode chegar a mais de 12 metros em algumas regiões. A precipitação na bacia não é homogênea, tanto em relação ao período do ano quanto às diferentes localidades na Amazônia. Na parte meridional do estuário do rio Amazonas, encontra-se uma zona com maior abundância de chuvas, onde a precipitação atinge mais de 2.600mm; muita mais chuva cai no noroeste da Amazônia, onde as precipitações anuais alcançam mais de 3.600mm. Entre essas faixas ocorrem zonas nas quais as precipitações em certos anos ficam abaixo dos 2.000mm. Notam-se ainda diferenças maiores ou menores entre o período chuvoso e o de estiagem. Na região de Santarém, nas imediações do rio Tapajós, por exemplo, pode ocorrer em certos anos que durante cerca de quatro semanas seguidas, agosto a setembro, não chova nada. Já no noroeste da Amazônia as diferenças podem ser bem diminutas entre as épocas mais e menos chuvosas.

A temperatura média anual fica entre 26 e 27 graus Celsius, com diferenças sazonais de apenas + ou - 1 grau,em que o período da estiagem é mais quente que o das chuvas. No decorrer do dia, entretanto, a amplitude térmica pode ultrapassar 10oC. A umidade relativa do ar é sempre muita elevada, podendo alcançar 100% de saturação durante a noite.

Relevo

A estrutura geológica presente na região da Floresta Amazônica é oriunda de fenômenos geológicos ocorridos ao longo de milhões de anos que consolidou a formação de depressões e planícies, que são características predominantes em praticamente todos estados que fazem parte da Amazônia.

o Estado do Amazonas explicita as seguintes variações de relevo:

- Depressão da Amazônia Ocidental.

- Depressão Marginal Norte-Amazônica.

- Depressão Marginal Sul-Amazônica.

- Planaltos Residuais Norte-Amazônicos.

- Planícies do Rio Amazonas.

- Planalto da Amazônia Oriental.

A planície do Rio Amazonas possui altitudes que varia de 100 a 200 metros acima do nível do mar e na Depressão Marginal Norte-Amazônica atingem entre 200 e 300 metros. O Planalto da Amazônia Oriental abrange desde a cidade de Manaus até o Oceano Atlântico situado no Estado do Pará, nesse as altitudes intercalam entre 400 e 500 metros.

No Estado, os lugares de maiores altitudes localizam-se nos Planaltos Residuais Norte-Amazônicos, nesses planaltos as altitudes possuem uma média de 1.200 metros, é justamente nessa porção de relevo que prevalece os pontos mais elevados do Brasil, tais como o Pico da Neblina com 3.014 mil metros e o 31 de março, com 2.992 mil metros, localizados na fronteira com a Venezuela.

Fauna e Flora

A quantidade de espécies animais e vegetais é muito elevada, com mais de 2 500 tipos de árvores e 30 mil tipos diferentes de plantas e vegetais. A sua fauna também é bastante ampla e diversificada, possui cerca de 20% de toda a quantidade de espécies catalogadas em todo o mundo. Há uma grande quantidade de insetos, anfíbios, répteis, mamíferos, peixes e árvores, apresentando uma complexa cadeia alimentar, composta por mais de 30 milhões de espécies.

Ocupação humana

A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia.

Confira o histórico de ocupação e devastação do maior bioma do Brasil.

1494 – Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, conforme esse documento os portugueses ficam com a porção leste do território brasileiro e os espanhóis com a poção oeste, o qual coloca a floresta Amazônica para os espanhóis.

1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com