TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Do Trabalhador

Artigo: Saúde Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dado o caráter descritivo da pesquisa, a mesma proporcionou a criação de diferentes instrumentais que podem auxiliar na organização dos dados dos Conselhos, oferecendo condições de análise por parte dos conselheiros e membros da CIST visando avaliar a atuação dos conselheiros por ser a CIST, uma câmara técnica, vinculada ao Conselho de Saúde. Para melhor desenvolver a suas competências, disseminando informações, fiscalizando as ações e procedimentos e deliberando sobre a implantação e implementação e a execução das Politicas Públicas em Saúde do Trabalhador.

O estudo realizado evidenciou diante da realidade o fortalecimento a participação social apoiando a CIST, em acompanhar a construção que se apresenta, faz-se necessário, estabelecer parâmetros de mudanças com a temática da Saúde do Trabalhador no Conselho Municipal de Saúde e o funcionamento da CIST na prestação desse direito fundamental que é muito importante para a formação da CIST e seu o fortalecimento no que relaciona a Saúde do Trabalhador que é muito abrangente, e para isso tornar real foi preciso ativar imediatamente em Corumbá a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador para que o CEREST pudesse receber recursos financeiros.

Em 2005 reuniram-se em mais de 1.200 conferências, em todo País. Houve na Conferência Nacional, mais de 105 trabalhadores em Saúde, onde se discutiu diversas questões relacionadas a Saúde do Trabalhador. Foi falado na Conferência, que não adiante discutir o problema da Saúde e apresentar propostas para resolução se estas continuarem no papel; é necessário agir. Quem deve tirar estas propostas do papel é o Controle Social. Penso que o Controle Social precisa aprender a trabalhar, qualificar suas discussões e encaminhar as propostas.

Em 2007 cinco municípios da Região de Corumbá solicitaram cadeira cativa na CIST: Ladário, Bodoquena, Bonito, Miranda e Corumbá, porém, os municípios de Bodoquena, Bonito e Miranda não compareceram às reuniões. Mesmo sem a presença as discussões são realizadas, discutido as realidades locais.

O estudo é abrangente sobre o funcionamento e o desenvolvimento do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, buscando identificar as características que podem ser consideradas relevantes na construção das Politicas Públicas voltadas para a Saúde do Trabalhador e o Controle Social.

Face aos meios que propiciaram a realização dessa pesquisa pode-se demonstrar a implantação da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador de Corumbá que em 2010 o CMS se reuniu convidando vários empregadores, sindicatos e várias categorias de sindicais, para escolha dos primeiros membros que iam compor a CIST, seguida da eleição e posse da Mesa Diretora, que se deu no voto. Os membros da CIST empossados construíram calendário de reuniões, escolheram entre si como rotatividade a participação dos mesmos em reunião da CIST Estadual, que tem o reconhecimento que Corumbá está avançando juntamente com o apoio do CEREST e do C.M.S.

Hoje a CIST em Corumbá é realidade e estão começando um novo mandato, o primeiro biênio de 2010/2012 e o segundo 2012/2014. Nos preocupa que por muitas vezes a Coordenadora de Plenária Microrregional, tem visitado o Conselho daquela cidade para incentivar a implantação da CIST Municipal.

Como desde de 2005, os coordenadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com