TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Publica

Trabalho Escolar: Saúde Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 14

Exercício de revisão

1. Quais os tipos de anemia e suas causas?

R: Anemia falciforme a anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos.

Anemia ferropriva pode instalar-se por carência nutricional, parasitoses intestinais, ou durante a gravidez, o parto e a amamentação. Pode também ocorrer por perdas expressivas de sangue, em virtude de hemorragias agudas ou crônicas por via gastrintestinal ou como conseqüência de menstruações abundantes.

Anemia perniciosa resulta de um mecanismo autoimune em que a própria resposta imunológica destrói as células parietais do estômago. Como consequência, ocorre perda do fator intrínseco necessário para a ligação com a vitamina B12 ingerida.

Anemia aplástica: As células-tronco são destruídas ou não se desenvolvem adequadamente devido as alterações na medula óssea. Existem vários fatores podem causar esse problema. Estes incluem:

Exposição à radiação, quimioterapia, toxinas ambientais, infecções virais, incluindo hepatite B, parvovírus B19, HIV e mononucleose infecciosa, doença auto-imune no qual o organismo ataca o seu próprio sangue as células-tronco.

Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver a anemia aplástica devido a fatores genéticos (herdados).

Anemia hemolítica causada por defeitos intrínsecos dos eritrócitos ou extrínsecos aos eritrócitos, como hiperesplenismo, distúrbios imunológicos, lesões mecânicas por traumatismo ou pelas toxinas de algumas infecções.

Anemia megaloblástica é aquela em que os glóbulos vermelhos são maiores que o normal, há pouca quantidade de glóbulos brancos e de plaquetas pode ocorrer quando há deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12.

2. A anemia ferropriva afeta 2 bilhões de pessoas, mais de 30% da população mundial. Quais as causas, sinais e sintomas da anemia ferropriva em indivíduos?

R) A anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é a mais comum de todas as anemias, independentemente do estrato socioeconômico do indivíduo. Ela pode instalar-se por carência nutricional, parasitoses intestinais, ou durante a gravidez, o parto e a amamentação. Pode também ocorrer por perdas expressivas de sangue, em virtude de hemorragias agudas ou crônicas por via gastrintestinal ou como conseqüência de menstruações abundantes.

Os principais sinais e sintomas da anemia por carência de ferro são: fadiga generalizada, anorexia , palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").

3.Quais os grupos de indivíduos mais vulneráveis de adquirir anemia Ferropriva? Quais as consequências da anemia nesses grupos de pessoas?

R) Gestantes, lactantes, crianças (0 – 6 anos), mulheres em período reprodutivo, idosos e adolescentes e vegetarianos. Em crianças, a anemia ferropriva pode causar retardo no crescimento e perda significativa na capacidade cognitiva, comprometendo o desenvolvimento da inteligência e as funções imunológicas. Gestantes anêmicas dão à luz a bebês com baixo peso e têm risco aumentado de morrer durante o parto.

4. Quais os valores de referencia de normalidade para Hematócrito e Hemoglobina?

R) Hematócrito (%)

Mulheres (35 - 47), Homens (40 - 54), Gestantes (34 - 47), Crianças de 10 a 12 anos (37 - 44), Crianças de 1 ano (36 - 44), Crianças de 3 meses (32 - 44) Recém-nascidos a termo (44 - 62).

Hemoglobina (g/100ml)

Mulheres (12 - 16,5), Homens (13,5 - 18), Gestantes (11,5 - 16,0), Crianças de 10 a 12 anos (11,5 - 14,8), Crianças de 1 ano (11,0 - 13,0), Crianças de 3 meses (9,5 - 12,5) e Recém-nascidos a termo (13,5 - 19,6).

5. Qual a forma mais comum de se diagnosticar a anemia e quais seus estágios de deplecão?

R) A única forma de diagnosticar anemia é através de exame de sangue. Geralmente é feita uma contagem completa do sangue. Além de mostrar a quantidade de células sanguíneas vermelhas e nível de hemoglobina, a contagem automática também mede o tamanho das células vermelhas, o que é importante para distinguir entre as causas.

Estágio depleção de ferro quando o aparte de ferro diminui, sendo incapaz de suprir as necessidades, mas sem alterações funcionais.

Eritropoiese ferro deficiente quando a depleção do ferro pertinente, diminuindo as taxas de ferro sérico com comprometimento da capacidade de trabalho.

Anemia por deficiência de ferro a hemoglobina encontra-se abaixo dos padrões para idade e sexos, caracteriza-se pelo aparecimento de microcitose e hipocromia.

6. O problema da anemia na saúde publica deve ser prioridade na área da alimentação e nutrição. Que ações e intervenções a curto, médio e longo prazo podem e devem ser realizados?

R) Novas políticas de fortificação de ferro nos grupos de riscos, a educação alimentar e nutricional devem buscar o aumento do consumo de ferro.

7. A quem se destina, isto é, os grupos de indivíduos, o Programa Nacional de Suplementação de Ferro e as condutas de intervenção?

R) Para todas as crianças de 6-18 meses com ferro, gestantes apartir da 20º semana gestacional com ferro e acido fólico, e mulheres até o 3º mês pós-parto e pós-aborto com ferro.

8. Qual a conduta de intervenção do programa suplementação de ferro aos grupos de criança de baixo peso ao nascer e prematuro?

R) Crianças com baixo peso e prematuridade, para crianças pré-termo (37 semanas) ou nascidas de baixo peso.

9. Quais os eixos de ação de saúde do Programa Brasil Carinhoso?

R) Ampliação do programa nacional de suplementação de vitamina A, Ampliação do Programa Nacional de Suplementação de Ferro, Ampliação do Programa Saúde na Escola para Creches e pré-escolar, Garantia de medicamentos de asma ( Aqui tem farmácia popular)

10. De acordo com as ações do Brasil Carinhoso qual o objetivo do programa vitamina A mais e o impacto da suplementação de megadoses de vitamina A de acordo com OMS, 2011?

R) Prevenir a ocorrência Da falta de vitamina A, potencializar o pleno desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com