TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde bucal dos adultos participantes do EJACAV/CEAP

Projeto de pesquisa: Saúde bucal dos adultos participantes do EJACAV/CEAP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.431 Palavras (22 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO 5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

METODOLOGIA 6

DESENHO DE ESTUDO 6

POPULAÇÃO E DESENHO AMOSTRAL 6

PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS 6

ANÁLISE DOS DADOS 7

CÁRIE DENTÁRIA 7

CONDIÇÃO PERIODONTAL 7

EDENTULISMO (Uso e necessidade de prótese) 7

ASPECTOS ÉTNICOS 7

RESULTADOS 8

DISCUSSÃO 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES 23

REFERÊNCIAS 24

ANEXOS 27

INTRODUÇÃO

A profunda desigualdade social e de renda existente no Brasil expressa-se, quase inevitavelmente, no padrão de saúde-doença da população, que se diferencia, mais ou menos intensamente, entre os segmentos sociais e conforme a questão de saúde analisada (BARROS, 2006). A epidemiologia é uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, aspecto que a diferencia da clínica, que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.

Como ciência, a epidemiologia fundamenta-se no raciocínio causal; já como disciplina da saúde pública, preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade. A epidemiologia constitui também instrumento para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde. Sua aplicação neste caso deve levar em conta o conhecimento disponível, adequando-o às realidades locais. Assim, ela é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde (LAST, 1988).

O Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP) é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, ligada à Companhia de Jesus, que há 19 anos desenvolve ações socioeducativas possibilitando o prosseguimento dos estudos de crianças, adolescentes e jovens e a formação continuada de professores de escolas populares, públicas e privadas de Salvador e interior da Bahia. Desenvolve também estudos, ações e publicações voltados, principalmente, para a área de formação de professores e lideranças.

O CEAP é fruto do trabalho de um grupo de educadores jesuítas e leigos que se faz presente e atuante no cenário da educação brasileira. Como instituição sem fins lucrativos – de utilidade pública e ligada à Companhia de Jesus - o CEAP desenvolve projetos sócios, educativos, pesquisas, estudos, cursos e publicações voltados para a formação pedagógica e o aperfeiçoamento profissional de jovens e adultos, além de atuar na promoção da escolarização de crianças e adolescentes de classes populares. Eles contam com parceiros como: Colégio Antônio Vieira, Edições Loyola, Coordenadoria Econômica de Serviço (CESE), ACREDITE (associações de creches e pré-escolas), Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), Associação dos ex-alunos do Colégio Antônio Vieira e Livraria Multicampi.

Por entender que todos têm direito de aprender, o núcleo pedagógico do CEAP prima pela excelência em educação numa perspectiva cristã, crítica e transformadora, visando à formação integral de homens e mulheres, a produção e disseminação de conhecimento relevante e compromisso social, bem como a democratização e equidade da escola brasileira. Como exemplo, um dos projetos que o CEAP promove para a formação de lideranças locais, é a EJACAV – Educação para jovens e adultos. Aqui, há ações formativas para o mundo do trabalho, a partir do uso de tecnologias digitais, voltadas para adultos jovens.

Uma parceria entre o Colégio Antônio Vieira, o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) proporciona atendimento clínico dentário gratuito para alunos da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Antônio Vieira (EJACAV).

OBJETIVO

Realizar um levantamento e conhecer a condição de saúde bucal dos adultos participantes do EJACAV/CEAP

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estimar a prevalência de cárie dentária;

- Estimar a prevalência de prótese dentária;

- Estimar a prevalência da doença periodontal;

- Estimar a necessidade e uso de prótese;

- Obter dados que contribuam para caracterizar o perfil socioeconômico, a utilização de serviços odontológicos e a autopercepção sobre a saúde bucal;

- Capacitar os estudantes de odontologia a fazer o levantamento epidemiológico utilizando os índices CPO-D e CPI.

METODOLOGIA

DESENHO DE ESTUDO

O presente estudo é conceituado como corte transversal em virtude de avaliar os aspectos abaixo citados num determinado período.

POPULAÇÃO E DESENHO AMOSTRAL

A coleta de dados para avaliação bucal foi realizada em 66 pessoas que foram atendidas por estudantes de odontologia da Universidade Federal da Bahia.

PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Os participantes procuraram o serviço através do convite feito pela equipe administrativa e pedagógica da escola. Inicialmente, os participantes realizaram o preenchimento de um questionário para avaliação socioeconômica, acesso e autopercepção em saúde bucal. Posteriormente, aulas explicativas de orientação à higiene bucal eram elucidadas por um estudante de Odontologia e, ao final, a prática de escovação era feita com o kit contendo escova dental, creme dental e fio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com