TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Artigo: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  3.673 Palavras (15 Páginas)  •  4.175 Visualizações

Página 1 de 15

1. Introdução

O presente relatório apresentará todo o processo desenvolvido para a realização do Estágio Curricular Obrigatório na Educação de Jovens e Adultos, bem como trazer várias referências e experiências realizadas num espaço onde se puderam vivenciar na prática muitas das teorias obtidas em estudos e sala de aula. Tanto na observação quanto na prática em Gestão, pôde-se aprender e realizar a maioria dos objetivos, fazendo assim com que todos os participantes aprendessem de alguma forma com o estágio.

O perfil dos alunos e alunas da EJA é de pessoas que na sua maioria, trabalham durante o dia e retomam seus estudos à noite, a fim de que possam concluí-lo, adquirindo seu diploma e pleitear um trabalho melhor, também é o objetivo da grande maioria. Porém, como já se tratou no início, a maioria desiste ou repete, e o projeto de trabalho no estágio na EJA foi baseado nas solitação da equipe diretiva e coordenadoria pedagógica da escola, bem como nas pesquisas com o corpo docente e discente, buscou-se então material para se fazer um trabalho motivacional em cima dos alunos e alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, porém, o que não se esperou, é que mais pessoas fossem motivadas, onde no percurso deste relatório, muitos relatos satisfatórios será apresentado, graças a um trabalho também motivador para o grupo de estagiárias do Centro Universitário Metodista – IPA.

1.1 Caracterização do local de estágio

O estágio curricular na EJA foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa onde está situada na Avenida Bernardino Oliveira Paim, nº 665, bairro Ruben Berta, na periferia da cidade Porto Alegre. Foi fundada em 10 de setembro 1962 e tem como mantenedora a Secretaria de Estado da Educação.

Está constituída por três prédios, sendo que um é uma construção mais recente, onde está abrigado o refeitório, a cozinha, quatro banheiros, laboratório de ciências e oito salas de aula. Os outros dois prédios têm 46 anos de existência, funcionando a secretaria, direção, supervisão, sala dos professores, salas de aula da EJA, biblioteca, sala de vídeo e a casa do vigia. Estes prédios estão em condições precárias, com goteiras, infiltração, sem manutenção quanto à pintura, aberturas e iluminação e a quadra de esportes está em manutenção “eterna”, demonstrando o abandono.

Atualmente estão matriculados aproximadamente 1.419 alunos, sendo 148 na modalidade da EJA. O corpo docente é composto por 54 professores, 10 atendem a EJA. A escola possui 13 funcionários para o atendimento na secretaria, merenda e limpeza. As 51 turmas se dividem em três turnos (23 pela manhã, 14 à tarde e 14 à noite), onde seis correspondem a EJA (T1, T2, T3, T4, T5 e T6). As totalidades 1 e 2, que corresponde a 1ª a 4ª do Ensino Fundamental, dividem a mesma sala, formando uma única turma. A Totalidade 3, representa a 5ª série, a T4 representa a 6ª série, a T5 a sétima série e a T6 equivale a 8ª série do ensino fundamental.

As turmas da EJA são na sua maioria composta por jovens, trabalhadores ou em busca de um emprego, realizando estágios ou curso profissionalizantes. São pessoas advindas de uma comunidade muito carente, que invadiram terrenos baldios, fugindo do aluguel e ali se instalaram, hoje convivendo com a violência de gangues, o tráfico de drogas, a violência doméstica e a insegurança, fruto da desigualdade social e da falta de políticas públicas. Os alunos adolescentes estão na fase da busca da sua identidade, intercalando momentos de rebeldia e introspecção. Acredito que muitos usam esta rebeldia e agressividade como uma máscara para sua proteção, para não se frustrarem, mantendo uma distância dos professores e até mesmo dos outros colegas.

A infra-estrutura do bairro é boa, com posto de saúde, posto policial, indústrias (Seven Boys, Tecnomoageira), pequenos comércios, SENAI , Telecentro , creches comunitárias e municipais, escolas de ensino fundamental estadual e municipal, uma linha de ônibus muito boa, a Conorte (com a linha Diretão 72, que leva em média 20 minutos do centro até o bairro, exceção o horário de pico, que leva aproximadamente de 30 a 40 min). Comparando com outros bairros, está comunidade é bem atendida, mas talvez por falta de um planejamento quanto às construções de moradias, têm poucas praças e espaços para esportes, e um projeto para o lazer, diversão e desporto.

Por ter sido um local de área verde, muitos moradores se instalaram sem a devida legalidade, então a vila Santa Rosa e as vilas aproximadas não possuem muito espaços recreativos.

Realizou-se o estágio em Gestão e ficou-se responsável pela T1 e T2, onde possui aproximadamente vinte alunos matriculados, mas que freqüentam as aulas é de três a cinco alunos e alunas, tendo a faixa etária de dezesseis a setenta e oito anos. São alunos muito humildes, que possui uma grande dificuldade de aprendizado, há inclusive um senhor, seu Timótio que já está freqüentando a T4 há um ano, ou seja, dois ciclos. Ele diz que quer muito conseguir o certificado de ensino fundamental, mas que reconhece suas dificuldades. O corpo docente está projetando em avançá-lo para a T5 a fim de que o seu Timóteo não desista de freqüentar à escola, pois é um senhor que contribui muito à turma, participando, falando de suas experiências, é uma pessoa alegre e sempre disposta, enfim, é um exemplo de ser humano. Os outros alunos, homens, possuem certa dificuldade de atenção, atrapalhando na aprendizagem. Há duas senhoras e uma jovem mulher, uma das senhoras está muito bem, praticamente não falta às aulas. A outra senhora também tem dificuldade em se concentrar, logo se esquecendo do que aprendeu. A jovem aluna, veio do interior da Bahia para residir aqui a procura de melhor oportunidade de trabalho, é solteira e muito alegre, também muito tímida, mas infelizmente não possui uma boa freqüência às aulas por causa do trabalho de doméstica, que às vezes precisa ficar mais tarde na residência para cuidar das crianças de sua patroa.

Em fim, a T1 e T2 são turmas muito boas, com alunos e alunas interessados mas que gostariam de que nas aulas tivessem mais exercícios para praticarem em casa.

1.2. Justificativa

Este trabalho tem o objetivo de propiciar a complementação de uma prática pedagógica exercida em Gestão na EJA, como responsável pelo trabalho motivacional nas Totalidades T1 e T2 da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, no período de 05 de agosto a 25 de outubro de 2008, onde o trabalho se dará no turno da noite, além de contribuir para um trabalho que possa envolver todo o grupo escolar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com