TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e segurança no local de trabalho

Projeto de pesquisa: Saúde e segurança no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO 3

ETAPA I 4

ETAPA II 6

ETAPA III 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1. INTRODUÇÃO

Na atividade a seguir veremos sobre Saúde e Segurança do Trabalho, cuidados que devem ser seguidos, a orientação de que a prevenção é a melhor maneira das empresas terem segurança no trabalho.

Iremos apresentar como uma deve ser feito em relação aos cuidados que as empresas devem tomar antes de abrir um estabelecimento ao público visando oferecer maior segurança ao público e aos trabalhadores.

Etapa I

Conceito de Acidente de Trabalho

Acidente do trabalho é todo aquele causado a serviço da empresa, com o empregado, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.

Considera-se agravo para fins de caracterização técnica pela perícia médica do INSS a lesão, doença, transtorno de saúde, distúrbio, disfunção ou síndrome de evolução aguda, subaguda ou crônica, de natureza clínica ou subclínica, inclusive morte, independentemente do tempo de latência.

Reconhecidos pela perícia médica do INSS a incapacidade para o trabalho e o nexo entre o trabalho e o agravo, serão devidas as prestações acidentárias a que o beneficiário tenha direito, caso contrário, não serão devidas as prestações.

Acidente de trabalho, pode ocorrer dentro da empresa ou em um outro local onde o trabalhador esteja a serviço da empresa.

Ações a serem tomadas antes da abertura do estabelecimento.

Para que o restaurante e pizzaria possa iniciar suas atividades de maneira segura, primeiro é necessário identificar se o local está de acordo com as normas estabelecidas em legislação, se possui as saídas de emergências necessárias, se possui as devidas sinalizações das saídas de incêndio e nas escadas e os extintores de incêndio necessários.

Também se torna de extrema importância criar uma equipe de SESMT, e posteriormente a CIPA.

Ter atenção especial a cozinha para que os devidos cuidados sejam tomados em relação ao local onde irão ficar os botijões de gás e a saída da chaminé do fogão de lenha, para que a fumaça não fique presa dentro do ambiente.

Quanto aos brinquedos do Playground ter cuidado para não ter pontas ou quinas que possam machucar as crianças nem deixá-las expostas a perigos.

Nível de propensão a acidentes de trabalho dentre os funcionários; em ordem de maior risco para menor

cozinheiros;

entregadores (motoboys);

lavadores de louças;

segurança;

funcionários de limpeza;

garçons e garçonetes;

manobristas.

gerente;

telefonista;

recepcionista (hostess);

monitor para o espaço kids;

caixas;

funcionários administrativos (financeiro, compras, etc.);

sócios;

A melhor forma de ter segurança no trabalho é prevenindo os acidentes, pois as funções a serem desenvolvidas no restaurante e pizzaria oferecem diversos riscos se não prevenidos devidamente. Pois os cozinheiros ficam expostos ao risco de se queimarem ou se cortarem, os entregadores (motoboys) o risco de sofrerem acidentes no transito. Os lavadores de louças ficam sob o risco de se cortarem ao lavar utensílios pontiagudos ou qualquer louça que se quebrar. Os seguranças aos perigos externos. Os funcionários da limpeza ao ficarem em contato com produtos químicos, garçons e garçonetes, por poderem se cortar com alguma louça. Manobristas com acidentes com os veículos, quanto aos demais funcionários, os riscos são quanto a ergonomia e ruídos no local.

Etapa II

Podemos afirmar que a segurança do trabalho é definida como um conjunto de medidas, ações, que são tomadas visando minimizar os riscos e acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com a finalidade de proteger a integridade e a capacidade de trabalho de cada colaborador.

De acordo com o nosso quadro de funcionários, e as funções por eles a serem realizadas, verifica-se a necessidade de um plano concreto de ações de segurança do trabalho, de maneira que,

possamos agir de modo preventivo, e não corretivo.

Os possíveis riscos de acidentes em nosso estabelecimento são:

Elétricos

Incêndios

Manuseio de máquinas, e utensílios de cozinha

Armazenamento de materiais

Sinalizações e cores

Calor

Para cada um destes itens, foi adotada uma ação especifica para conscientizar e alertar os colabores, dos possíveis riscos que os mesmos estão expostos durante a execução de suas respectivas atividades, são de extrema importância que os equipamentos de proteção individual estejam adequados, em boa conservação de uso, dentro da validade, antes, durante e depois do uso do determinado utensílio.

Riscos Elétricos

O principal risco que envolve eletricidade é o choque elétrico, de acordo com a NR-10, as empresas devem manter seus esquemas de instalações elétricos sempre atualizados e com as devidas especificações do sistema de aterramento e dispositivos de proteção.

Em ordem de podermos orientar e capacitar nossos colaboradores dos riscos citados, contrataremos uma empresa de consultoria em instalações e segurança elétrica, para assim realizar palestras e treinamentos sobre o tema.

Para tomarmos as medidas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com