TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Se Estiver Ovulando não vá Ao Shopping

Ensaios: Se Estiver Ovulando não vá Ao Shopping. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Não acreditei quando vi no Facebook uma página de fã (www.facebook.com/seestiverovulando) para o livro com o título acima que, além de me deixar extremamente curiosa, ainda me chamou a atenção para o nome do autor – Pedro Camargo – um professor de Marketing muito querido dos alunos em Ribeirão Preto. Aqui, com exclusividade para o Amo Marketing, uma entrevista minha com o Pedro Camargo, que oferece seu melhor conselho aos profissionais de Marketing: “Comece a procurar as respostas para o comportamento do consumidor pela biologia”.

Pedro, por que eu não devo ir ao shopping quando estou ovulando?

Durante cinco dias, todos os meses, as mulheres ficam mais receptivas a alguns produtos. Especialmente aqueles que vão aumentar o seu sex apeal. Esse tipo de comportamento acontece em função da ovulação e se processa de maneira inconsciente, porque sofre influência do hormônio estrogênio e do hormônio luteinizante (HL).

Eles são alguns dos gerentes do corpo humano, que influenciam no comportamento. Muitos desejos ou vontades, medos e humores dependem dos níveis de hormônios que podem estar altos, baixos ou mesmo estabilizados. Na mulher, então, nem se fala! A variação brusca dessas substâncias orgânicas, mais especificamente dos hormônios sexuais, pode ter efeitos monumentais.

Estros, o conjunto de fenômenos e comportamentos que precedem e acompanham a ovulação nos mamíferos de sexo feminino, é a fase em que a mulher aumenta a receptividade sexual, a intencionalidade, seletividade e a atratividade. Acontece que a mulher que está no período da ovulação, o qual dura de cinco a seis dias, se produz mais sexy e também está propensa a investir dinheiro na sua diferença em relação a outras mulheres. Nesse ponto, o objetivo é a reprodução, mas o foco são as outras competidoras que vivem perto.

Ou seja, suas escolhas são influenciadas mais pela competição com as outras mulheres, do que pelos homens em si. Quando você está ovulando, seu objetivo é aparecer mais saudável para os homens, mais desejável que as outras. É a influência do seu status de fertilidade. Mais uma vez fica provado que o comportamento de consumo está diretamente ligado à reprodução e à sobrevivência dos animais humanos.

Na ovulação você vai expor mais os seios com decotes, roupas mais sensuais, vai soltar o cabelo, usar perfumes insinuantes e andar de modo diferente. E, tanto os homens quanto as outras mulheres, vão perceber essa exuberância. Isso tudo são estratégias evolutivas para garantir o melhor parceiro, o que significa ser simétrico, mantenedor da prole, provedor e também inteligente e criativo. Uma ou mais dessas características serão avaliadas para escolher o parceiro ideal.

Como você teve a ideia para o livro?

Eu escrevi um livro de neuromarketing que foi publicado em 2009 em Portugal, depois percebi que o cérebro comanda o comportamento, mas o “push botton” está nos hormônios e neurotransmissores. São eles quem provocam ações e reagem às provocações do ambiente externo e interno.

Daí eu aumentei o escopo da minha pesquisa e fui estudar além de neurociências, a endocrinologia comportamental, a psicologia evolucionista e a genética comportamental e a etologia. Descobri nessa mistura uma visão nova do comportamento e passei a chamar esses estudos de “ Biologia do Comportamento do Consumidor”, que estuda todos os aspectos biológicos que influenciam o consumo de maneira inconsciente. Publiquei um segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com