TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra

Monografias: Segunda Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  3.499 Palavras (14 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 14

Segunda Guerra Mundial

UM CONFLITO GERA OUTRO

Ao final da Primeira Guerra Mundial o crime se manifestou de um jeito espantoso, e então o que favoreceu Hitler e Mussolini para subir ao poder. Eles chegaram ao poder sem golpes, apenas ajudando comerciantes, e então ganhando proteção deles.Tanto a Alemanha quanto a Itália passavam por uma crise. A crise na Itália foi devido ao fato de mesmo terem ganhado a Primeira Guerra, muitas empresas não foram beneficiadas, no que ocorreu a diminuição dos salários dos operários, que gerou revolta. O Partido Socialista realizava greves, e com a divisão do Partido Socialista surgiu o Partido Comunista Italiano, (Partido Fascista) como líder, Benito Mussolini. Já a crise na Alemanha, após a Primeira Guerra ela estavadestruída, desmoralizada, com altos índices de desemprego, fome e toda e ainda vigiada de pertos por outros países, um clima que fez com que todas as pessoas se sentissem muito a vontade para abraçar o ideário nacionalista de Hitler, que faria a Alemanha ficar no topo da pirâmide social. Uma das soluções para acabar a crise foi o investimento em armas. A Alemanha, Itália e Japão queriam aumentar seu território.

PRESERVAR A PAZ MUNDIAL

Foi criado em 1919 a Liga das Nações, que tinha como objetivo preservar a paz mundial, nela participava muitos países, a Inglaterra e a França tinham um poderpolítico maior, pois ganharam a Primeira Guerra Mundial. Porém a Liga não conseguiu manter a paz. Os Estados Unidos e a União Soviética não tinham membros na Liga. No caso dos EUA, queria manter uma política de isolamento, já a URSS, como eram socialistas, Liga das Nações os outros países não a queriam, pois diziam eles ser uma má influência, que só fizeram parte da liga em 1934.

Durante a década de 1930, a Alemanha, Itália e Japão tentam mudar a ordem estabelecida após a Primeira Guerra. Mas os ingleses e franceses assumiram a política de apaziguamento, pois as relações internacionais atendiam seus interesses, então tentam evitar o conflito.

FORMANDO AS ALIANÇAS

Em conta das maiores nações, surgiram duas alianças militares, o grupo dos Aliados e o grupo do Eixo. Os Países do Eixo foram os estimuladores do conflito com suas doutrinas radicais. Reuniam a Alemanha nazista sob o comando de Adolf Hitler, a Itália fascista de Benito Mussolini e o império nipônico Japonês. Os adversários identificavam o eixo a ser combatido como Roma-Berlim-Tóquio.

Os Países Aliados estes representavam basicamente os mesmos que formaram a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética.

EXPANSIONISMO NA DÉCADA DE 1930

Japão

O primeiro passo da expansão foi dado pelo Japão, que invade a Manchúria em 1931. No ano seguinte ocupa a China ao Norte da Muralha e chega a Xangai. Em 1935 Hitler rompe com o Tratado de Versalhes, e retira a Alemanha da Liga.

Itália

Em 1935 a Itália invade a Etiópia, e a capital (Adis Abeda) foi ocupada no dia 06/05/1936. Três dias depois, Vitor Emanuel III se torna Imperador da Etiópia. E isso causou conflito na Liga, mas a

Itália desobedeceu ao que a Liga mandava, que os EUA ainda vendiam para os italianos, e alemães davam carvão. Esses governos não participavam da Liga, e então não obedeciam. Mussolini ocupou a Albânia, e anexa a Itália em 04/1934.

Alemanha

Hitler e o governo nazista queriam expansão da Alemanha. Em março de 1936, ocupam a Renânia. No qual essa região deveria ser desmilitarizada de acordo com o Tratado de Versalhes.

Os franceses não reagiram com a ocupação da Alemanha, pois eles estavam com a política interna, e dividida (partidos de esquerda, direita e forças políticas). Nem os generais não deram importância para osalemães, então elaboraram defesas prevendo uma guerra de trincheiras. Então construíram uma fortificação entre os dois países (linha Maginot), que fracassou.

Em março de 1938 a Alemanha anexa a Áustria sem nenhum esforço, pois o Partido Nazista preparou um caminho político para a anexação (Anshluss-união). E essa união foi confirmada em abril de 1938.

CONFERÊNCIA DE MUNIQUE

Depois os nazistas foram para a Tchecoslováquia, com intensão de anexar os Sudetos, onde tinha muitos alemães. Então a Alemanha, Itália, França e Grã-Bretanha se reuniram na Conferência de Munique em 1938. Então:

• Cerca de 20% do território tcheco passou para a Alemanha;

• A Eslováquia se separou das regiões tchecas e tornou um país de influência alemã;

• Um ano depois, Hitler apossou do território tcheco restante;

E quando todos pensavam que tinha acabado Hitler prepara a invasão da Polônia.

EXPANSIONISMO ALEMÃO/PACTO NÃO AGRESSÃO

A invasão da Tchecoslováquia provocou uma reação nos governos britânico e francês. Preocupados com o avanço de Hitler, eles assinaram um acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com