TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Semestre

Artigo: Segundo Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos debater sobre a relevância do planejamento dos processos de RH, que tem como objetivo integrar teoria e prática através dos conteúdos estudados nas disciplinas do semestre que são: Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas e Recrutamento e Seleção.

Veremos as principais características e competências que as empresas buscam nos seus profissionais hoje em dia, características estas que são de suma importância párea se obter um bom, profissionalismo e ter um melhor aproveitamento desses profissionais, as base para uma boa previsão, a diferença entre descrição e análise de cargos, também veremos os métodos de recrutamento utilizados e a função de cada um, nos quis são eles: recrutamento interno, recrutamento externo, seleção onde contém (análise curricular, testes, entrevistas e verificação de referências).

Contudo, iremos falar também sobre recrutamento on-line, que hoje em dia esta sendo bastante utilizada por muitas organizações, a importância do bom planejamento, como se deve fazer um bom currículo, que e um dos principais meios de se selecionar um candidato a vaga, e também veremos como deve ser a postura de um bom entrevistador num processo de recrutamento e seleção, e esse trabalho também ira abordar vários outros assuntos referente a legislação trabalhista, falando um pouco sobre 13°salário, férias, dentre outros assuntos referente a matéria.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia as organizações vêm sofrendo um grande impacto de sua economia global, esse fato dar-se-á ao avanço tecnológico para o mercado de trabalho tendo efeito também para as organizações para os profissionais contemporâneos. Um aspecto fundamental do ambiente contemporâneo é o impacto da alta tecnologia como uma força dominante em nossas vidas. Para muita gente, a tecnologia é vilã da historia: a máquina no lugar do homem, ocupando espaços ante por ele e provocando desemprego estrutural, mas para Krugman, não é a máquina que tira trabalho do homem, o homem já vinha trabalhando feito maquina, apertando parafusos, oito horas por dia, durante a vida inteira. O avanço tecnológico nem sempre exige maior qualificação da mão-de-obra. Os grandes desafios que procuram as cúpulas das organizações hoje são muito variados: como enfrentar competidores globais; como investir em novos produtos/ serviços; como fazer alianças estratégicas com os concorrentes; como se comportar na era das redes (como internet) e assim por diante.

A maior pressão dentro das organizações está relacionada com o impacto do desenvolvimento tecnológico e das contínuas inovações, no sentido de proporcionar a maior produtividade e qualidade no trabalho. Significa que a produtividade e qualidade para proporcionar competitividade através de produtos melhores e mais baratos. A redução da oferta de emprego em cada organização. Na outra ponta encontramos o aumento do mercado e a conseqüente oportunidade para um maior número de organizações com mais empregos e uma economia eminentemente dinâmica e competitiva.

As mudanças ocorridas no mundo de forma rápida e dinâmica tornaram o mercado cada vez mais competitivo e centrado em tecnologias, transferindo o referencial de qualificação do emprego para qualificação do individuo sendo este avaliado por sua competência a partir de sua prática em situação profissional. Podemos entender como competência num profissional, seus conhecimentos, suas habilidades e capacidades, suas experiências, seus valores, seus interesses, seu comportamento e suas atitudes exercidas em um determinado contexto. A empresa deve identificar avaliar e fazer evoluir essa competência, oferecendo condições funcionais para isso acontecer (meios e recursos).

É importante que se tenha também uma base para a previsão de pessoal nas organizações, em que o planejamento das ações de recrutamento e seleção é fundamental para a efetividade do processo. Ela nos norteará para melhor direcionar as atividades desenvolvidas. Inicialmente, é muito importante que ocorra um planejamento cuidadoso para que o processo corra da melhor forma. Nesse planejamento, devem constar as necessidades da organização para os cargos e a apresentação de novas pessoas a serem contratadas.

O planejamento compreende o processo gerencial que corresponde à elaboração de um plano que projeta as eventuais modificações na estrutura de recursos humanos de uma organização, partindo da analise da situação atual da estrutura interna de pessoal e das necessidades futuras da empresa. Dessa forma o planejamento deve assegurar que a organização tenha as pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, desempenhando com eficiência e eficácia a tarefas que lhes forem destinadas.d

De forma mais especifica, cabe ao planejamento de RH:

- determinar as necessidades de recursos;

-detectar as eventuais redundâncias e avaliar as possibilidades de reconversão;

-definir as necessidades de treinamento para os trabalhadores atuais;

- avaliar o impacto das novas tecnologias e de novas formas de organização do trabalho na atividade da empresa.

Dentro das organizações temos que definir a descrição e análise de cargos que são imprescindíveis para a área de gestão de pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional, em que descrição pode ser entendida como processo de se relacionar detalhadamente o que ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz e análise de cargo pode ser entendida como ponto de partida para a identificação da maioria dos problemas no campo de recursos humanos, tais como: dificuldade no processo de recrutamento e seleção, levantamento de necessidade se seleção dos conteúdos para programa de treinamento de pessoal; avaliação de cargos e determinação das faixas salariais e planos de carreira; determinação das linhas d autoridades e responsabilidades na organização; fornecimento de subsídios para a implantação de sistemas de avaliação de desempenho e mérito, dentre outros.

Por isso é necessário que se tenha noção do que e recrutamento e dos tipos a serem utilizados, pois o recrutamento e um processo onde as pessoas disponíveis no mercado de trabalho são informadas sobre vagas para cargo ou função, e atraídas, de alguma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com