TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo o Código Tributário Nacional, Qual o Conceito de Tributo?

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Atividade de avaliação a distância (AD 1)

Disciplina: Direito Tributário

1) Segundo o Código Tributário Nacional, qual o conceito de tributo?

O conceito de Tributo de acordo com o Código Tributário Nacional, Art. 3º, Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

2) Elabore um texto que trate sobre “tributo”, suas espécies, apresentando a classificação dos mesmos.

Os tributos correspondem a uma quantia paga aos municípios, estados ou União para custear as despesas de administração e investimento dos governos. São obrigatórios, e criados por lei. Os recursos recolhidos pelos impostos nem sempre tem destinação específica.

São cinco as espécies de tributos:

Impostos, atingem, por exemplo, sobre a propriedade de imóvel urbano (IPTU), a propriedade de veículo automotor (IPVA), entre outros.

Contribuições de Melhoria, se originam da realização de obra pública que implique valorização de imóvel do particular. Por exemplo: benfeitorias no entorno do imóvel residencial.

Taxas, que decorrem de atividades estatais, como os serviços públicos ou do exercício do poder de polícia. Exemplos: custas judiciais e a taxa de licenciamento de veículos.

Empréstimos compulsórios, sua finalidade é buscar receitas para o Estado a fim de promover o financiamento de despesas extraordinárias ou urgentes, quando o interesse nacional esteja presente. O Empréstimo Compulsório é o único tributo restituível, a lei que o criou deve estabelecer como serão devolvidos ao contribuinte.

Contribuições Parafiscais, são tributos instituídos para promover o financiamento de atividades públicas. São, portanto, tributos finalísticos, ou seja, a sua essência pode ser encontrada no destino dado, pela lei, ao que foi arrecadado, por exemplo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com