TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalhador

Exames: Segurança Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Saúde e Segurança do trabalhador

Vibração

Tema:

Vibrações e sua história

oA vibração está presente já nos primeiros tempos da História da Humanidade. Instrumentos rudimentares, como apitos e tambores, têm no seu princípio de funcionamento um problema vibratório como essência.

oEstes instrumentos tiveram muita importância entre os povos primitivos como meios de comunicação.

Vibração ou oscilação

oÉ qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, depois de um intervalo de tempo. Assim, para o perfeito entendimento deste tipo de movimento, torna-se necessário o estudo do movimento de oscilação de um corpo em torno de uma posição de equilíbrio, bem como das forças e/ou momentos a ele associados.

Classificação da vibração

As vibrações transmitidas ao corpo humano podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com a região do corpo atingida:

Vibrações de Corpo Inteiro.

Vibrações de Extremidades.

Vibrações de corpo inteiro.

oSão vibrações transmitidas ao corpo como um todo, geralmente por meio da superfície de suporte, tal como pé, costas, nádegas de um ser humano sentado, ou na área de suporte de uma pessoa reclinada.

Vibrações de corpo inteiro.

oEstas vibrações são específicas para atividades de transporte, tais como caminhão, trator, empilhadeira, ônibus, trem, entre outros.

Exemplos:

Vibrações de Extremidades

São vibrações que atingem certas partes do corpo, principalmente mãos, braços e outros.

Ocorrendo nos trabalhos com ferramentas manuais (operador de martelete pneumático, operador de lixadeira, operador de motosserra, entre outros).

Exemplos:

Risco a saúde

Na avaliação ocupacional da vibração, vários fatores influenciam na caracterização do risco, entre os quais se destacam: amplitude da vibração, sua frequência, sua direção e o tempo de exposição do trabalhador.

Efeitos Sobre a Saúde

oOcorre em diversas situações do cotidiano, expondo o trabalhador a danos físicos permanentes ou distúrbios no sistema nervoso. A exposição diária à vibração de corpo inteiro poderá resultar em danos na região espinhal, podendo também afetar o sistema circulatório e/ou urológico, além do sistema nervoso central.

A vibração de corpo inteiro

oSintomas de distúrbios frequentemente aparecem durante ou logo após a exposição sob a forma de fadiga, insônia, dor de cabeça e tremor. No entanto, esses sintomas geralmente desaparecem após um período de descanso.

A vibração de corpo inteiro

oOs efeitos observados em grupos expostos a condições graves de vibração foram: problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com