TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Dissertações: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2012  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  2.629 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1.

ANALISE COMPARATIVA ENTRE A NR-23 E O COSIPE.

Os extintores portáteis englobam o sistema básico de segurança contra incêndio em todos os estabelecimentos industriais e comerciais, mesmo que já disponha de outro equipamento de combate a incêndio, para seu uso correto devem ser observados alguns pontos relevantes, dentre estes a sua localização, manutenção, modo operativo, onde sua função principal o combate de princípio de incêndio.

A manutenção periódica deste equipamento se torna fundamental para que este alcance seu objetivo inicial quando assim for necessário, devendo ser inspecionado mensalmente para que de forma preventiva seja atestada qualquer avaria em seus componentes, ao mesmo tempo, verificar sua etiqueta de identificação onde constarão informações sobre data em que foi carregado e período para a próxima recarga.

Chamamos de agente extintor a substância que é utilizada para preencher o extintor, esta por sua vez, determina o tipo de extintor e sua aplicação adequada a cada tipo de fogo que tem sua classificação da seguinte forma:

● Fogo classe A – fogo envolvendo materiais de fácil combustão que queimam em superfície e profundidade, estes deixam resíduos, como madeiras, tecidos, papeis, borrachas e etc.

● Fogo classe B – fogo envolvendo líquidos, fluídos inflamáveis, graxas, combustíveis que queimam somente na superfície.

● Fogo classe C – fogo sobre equipamentos elétricos energizados como motores, quadros de distribuição, etc.

● Fogo classe D – fogo em metais combustíveis ou elementos químicos pirofóricos do tipo magnésio, titânio, alumínio, zircônio, etc.

No que se refere a sua localização, esta deve ser de fácil visualização e acesso, não podendo estar localizado em escadas e sem que qualquer obstáculo impeça sua utilização, deve ser afixado com sua base superior no máximo de 1,60 m do piso e quando estiver sobre suporte sua base inferior terá que ficar no mínimo a 0,10 m de altura com seta ou círculo indicador na cor vermelha com borda em amarelo tendo ainda uma área demarcada de 1m² no piso em baixo do equipamento de extinção de fogo.

De momento são essas as informações sobre o uso preventivo, modo de acondicionamento e aplicação dos extintores de acordo com a referida Norma Regulamentadora nº 23. Passamos a analisar o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico para o Estado de Pernambuco – COSIPE, onde encontraremos pontos semelhantes, discrepantes e complementares à norma anteriormente citada.

O Cosipe por sua vez é um decreto governamental editado no ano de 1996, que tem por finalidade dentre outras, fixar medidas de segurança contra incêndio.

Este documento define como extintor de incêndio portátil ou manual, equipamentos com capacidade de substancia extintora entre 4 a 10 Kg, já aqueles dotados de mangueiras com no mínimo 5 Mts de comprimentos, difusor, esguicho, pistola e que tenha capacidade entre 20 a 30 Kg de gás carbônico e/ou pó químico e 50 L para aqueles de água ou espumas são chamados de transportáveis ou sobre rodas.

Não é permitido que nos sistemas de prevenção e combate a incêndios sejam utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com