TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Dissertações: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  6.254 Palavras (26 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 26

Introdução

O objetivo deste trabalho é estimular uma reflexão sobre a qualidade organizacional,motivando o leitor a conhecer suas vantagens e a aplicá-la em seus processos produtivos.

Inicialmente,serão apresentados alguns termos e conceitos referentes ao tema em questão. Em seguida, o trabalho abordará quase que exclusivamente o Sistema de Gestão da Qualidade, apresentando suas principais normas, com ênfase na ABNT NBR ISO 9000 – Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos.

Espera-se que, ao final deste documento, o leitor tenha uma melhor compreensão sobre a importância da implementação da qualidade em uma organização, sua finalidade e vantagens. Espera-se, ainda, que ele seja capaz de compreender os principais pontos da ABNT NBR ISO 9000 e sua relação com a metodologia 6 sigma.

Norma ISO 9000

1 – GESTÃO DA QUALIDADE

A qualidade e o seu reconhecimento é, cada vez mais, um factor de peso e até

mesmo imprescindível para o sucesso de uma empresa. Seguir uma ou mais normas de referência é o “obrigatório” para que se consiga alcançar uma boa gestão de qualidade.

Em princípio, qualquer empresa, desde que tenha clientes, tem um sistema de

gestão. Este poderá ser informal e não estar documentado. Para implementar um sistema de gestão, segundo uma norma, deve formalizar-se e documentar-se o sistema que se possui através da aplicação de certas regras de gestão que vêm definidas nas normas de referência. Estes requisitos são regras gerais que indicam «o que deve ser feito». Depois, cabe à empresa traduzir esses requisitos para regras internas que descrevam o «como deve ser feito» e «por quem deve ser feito», de acordo com a sua própria realidade.

Desde Dezembro de 2000, a norma que serve de referência para a certificação

dos sistemas é a Norma ISO 9001.

Pôr em prática o processo de implantação de um sistema da qualidade, mesmo

ainda que o mesmo seja favorável para os processos envolvidos, não é fácil devido à uma certa "resistência" por parte das pessoas que vivem o dia a dia da empresa. Para ver este trabalho facilitado, a empres,a ou pessoa responsável, poderá seguir algumas indicações dadas por alguém experiente e que passo a citar :

“1° Você nunca será o único a determinar alguma acção, ou seja, independentemente da sua avaliação de processo produtivo, o mesmo tem de ser discutido e planeado com todos os envolvidos directamente, pois eles é que, na realidade, vão sentir na prática o peso de uma acção tomada para melhoria de um processo, é óptimo o pensamento de se aplicar o BRAINSTORMING para elevar a ideia do trabalho em grupo, e não mais nada sensato do que pensar que o trabalho em grupo traz resultados mais prósperos e eficientes.

2° Avaliar os números negativos ou positivos é função da qualidade, pois é ela que estará a frente de qualquer alternativa a ser seguida, ou seja, todo a gestão de um indicador deve estar sob responsabilidade do sector qualidade, mas para que isto aconteça, lembre-se de que as pessoas dos processos, são as melhores chaves para discussão dos números.

3° Implantar uma mudança no processo é fácil, o difícil é envolver como um todo o grupo, realize reuniões sistematicamente e faça o chamado exercício dinâmico, faça com que as pessoas estejam em foco, ou seja , faça com que elas identifiquem através de suas actividades, pontos fundamentais a serem avaliados. http://www.apcer.pt

2 - CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

A certificação é a avaliação do sistema de gestão e o reconhecimento de que

este está de acordo com as normas internacionais de referência. Este processo

conduz à atribuição da designação «Empresa certificada», de acordo com a norma de referência.

A QUALIDADE é um conceito horizontal que abrange todas as actividades e

todos os sectores da economia e a sociedade em geral. Um factor competitivo que pode diferenciar os produtos e as competências nacionais e apoiar a sua afirmação nos mercados interno e externo.

Para obter um produto ou serviço com características e atributos que o tornam

apto ao uso ou a satisfazer necessidades/expectativas é preciso recorrer de forma coordenada a várias actividades como a normalização, a metrologia, e à qualificação.

Podemos nos certificar nos sistemas de gestão, da qualidade, gestão ambiental, gestão da saúde, higiene e segurança no trabalho e mais recentemente o sistema de responsabilidade social. Também se podem certificar produtos - garantindo a sua qualidade e segurança no uso e serviços.

As empresas prestadoras de serviços já podem certificar o seu serviço do

mesmo modo que se certificam produtos. Estas empresas têm de identificar qual o tipo de certificação que mais lhes interessa, tendo em conta os benefícios que daí podem retirar e os custos associados. Na certificação da empresa (do sistema) certificam-se os meios e na certificação do serviço, os resultados. A opção por uma das certificações ou pelas duas ao mesmo tempo depende fundamentalmente da estratégia de cada organização e da sua atitude no mercado onde está inserida e a competir.

A certificação de qualquer sistema de gestão pode ser levada a cabo por

qualquer empresa, independentemente da sua actividade, dimensão ou estatuto. A certificação de qualquer sistema de gestão é voluntária. Contudo, é hoje uma vantagem competitiva forte e muitas empresas exigem aos seus fornecedores que estejam certificados. Em alguns concursos públicos é uma condição obrigatória. Até há bem pouco tempo a certificação era encarada pelas empresas como um custo e uma imposição legal. Hoje em dia já é vista como um investimento e um factor de competitividade.

A dimensão, por si só, não é um critério para decidir não certificar. Existem

empresas com duas pessoas que estão certificadas. Contudo, as limitações de

recursos, quer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com