TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Trabalho Escolar: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Ambiente de Trabalho

• “um conjunto de fatores interdependentes, materiais ou abstratos, que atua direta e indiretamente na qualidade de vida das pessoas e nos resultados dos seus trabalhos”(Wada, 1990).

• Um ambiente de trabalho deve proporcionar:

 condições capazes de proporcionar o máximo de proteção e ao mesmo tempo, satisfação no trabalho.

• Consequência dessa combinação:

 aumento da produtividade e qualidade dos serviços, redução do absenteísmo, redução das doenças e acidentes do trabalho.

Quando algum fator ou um conjunto de fatores fogem ao controle, seja pelos níveis permitidos ou pelos processos que desencadeia, torna o ambiente de trabalho suscetível ao desenvolvimento das chamadas patologias do trabalho que podem ser citadas como acidentes do trabalho, doenças profissionais ou doenças do trabalho.

Segundo Sebastião Geraldo de Oliveira Douto Magistrado :

“A evolução da saúde ocupacional acompanha o desenvolvimento e a compreensão do conceito genérico de saúde e de saúde pública. Foram os romanos os primeiros a estabelecer a relação entre o trabalho e as doenças. Plínio mencionou algumas doenças mais comuns entre os escravos e a utilização, pelos refinadores de mínio, de membranas de pele e de bexiga como máscaras; Marcial registrou doenças específicas dos que trabalhavam com enxofre; Juvenal percebeu as veias varicosas dos augures e as doenças dos ferreiros; Lucrécio referiu-se à dura sorte dos mineradores de ouro e Galeno de Pérgamo relatou experiência realizada a respeito dos riscos dos mineiros, quando visitou as minas de sulfato de cobre na ilha de Chipre” (OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador. 2a. edição, São Paulo: Ltr, 1988, pg.52)

Primeiras preocupações e evolução da legislação brasileira sobre acidentes do trabalho.

Ano de 1911:

Começa-se a implementar com maior amplitude o tratamento médico industrial;

Anos de 1919 até 1921:

• Fundação da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 1919, em Genebra, na Suíça;

O Tratado de Versalhes que selou o fim da Primeira Grande Guerra Mundial incluiu em seu bojo ações para melhorias nas condições de trabalho no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com