TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Ensaios: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Dentre os direitos fundamentais do homem e, por decorrência, do trabalhador, está o usufruto de uma vida saudável, com qualidade e livre de ameaças de à sua integridade física, inclusive dos problemas e doenças decorrentes do trabalho.

Esta preocupação relativa a problemas de saúde ocupacional teve início na revolução industrial, com a aplicação de mão de obra intensiva nas atividades industriais, acentuando-se no decorrer do século 20

No Tratado de Versalhes em 1919, a OIT - Organização Internacional do Trabalho, objetivando uniformizar as questões trabalhistas, minimizando as condições subumanas do trabalho e o desenvolvimento econômico, adota seis convenções destinadas à proteção da saúde e à integridade física dos trabalhadores: a limitação da jornada, a proteção à maternidade, o trabalho noturno para mulheres, a idade mínima para admissão de crianças e o trabalho noturno para menores.

Com a criação da OMS - Organização Mundial da Saúde, em 1948, estabelece-se o conceito de que a “saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de afecções ou enfermidades” e que “o gozo do grau máximo de saúde que se pode alcançar é um dos direitos fundamentais de todo ser humano..”

Em 1949, a Inglaterra pesquisa a ergonomia, que objetiva adequar o meio ambiente de trabalho ao homem, deslocando o foco dos problemas da saúde do trabalhador dos efeitos para as causas.

No Brasil, a Constituição de 1988 garante a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Regulamenta ações e introduz uma nova mentalidade para o pleno direito que todos devem ter ao trabalho com saúde e protegido de riscos ou das condições perigosas e insalubres que ponham em risco a vida, a saúde física e mental do trabalhador.

Os problemas referentes à segurança, à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida no trabalho vêm ganhando importância no Governo, nas entidades empresariais, nas centrais sindicais e na sociedade como um todo, com a conjunção de esforços de todos na conscientização e na aplicação de programas de saúde e segurança no trabalho, abordando problemas laborais modernos como a LER (lesões por esforços repetitivos), neuroses e stress do trabalho.

Trabalhador qualificado e saudável, executando o trabalho de forma segura e tranqüila, representa produtividade no mercado globalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com