TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Resenha: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Diversos elevadores são do tempo em que as pessoas não utilizavam cinto de segurança nos automóveis e nem mesmo capacetes quando trafegavam com motocicletas.

Um equipamento defasado tecnologicamente também oferece mais riscos aos usuários. Muitos elevadores foram instalados na década de 70, no auge do milagre econômico brasileiro. Geralmente elevadores com mais de vinte anos necessitam de uma modernização técnica. Além de oferecer mais segurança, a reforma do elevador aumenta a disponibilidade para os usuários e agrega diversas vantagens, tais como uma grande economia de energia elétrica.

O elevador é considerado um meio de transporte seguro, mas são necessários alguns cuidados, que muitas vezes são lembrados apenas quando ocorre algum acidente: boa manutenção; atualização tecnológica e instalação de itens de proteção para pessoas que realizam a manutenção.

Para uma manutenção adequada é fundamental a escolha de uma empresa especializada, por disponibilizar de profissionais gabaritados, e que esteja habilitada nos órgãos competentes (em São Paulo veja o site da prefeitura - www.prefeitura.sp.gov.br) 

É importante não se iludir com valores muito baixos. Uma correta manutenção preventiva (obrigatória pelo menos a cada 30 dias) necessita de técnicos especializados e de pessoal de apoio capacitado, disponíveis para atender aos chamados 24 horas por dia e 365 dias por ano. Empresas que oferecem valores muito abaixo da média têm alta probabilidade de não realizar a manutenção preventiva corretamente.

Muitos acidentes, onde o administrador do edifício é co-responsável, podem ser evitados com a instalação de dispositivos de proteção de acordo com as normas atuais. Tais como: protetores de polia, guarda corpos, interruptores de emergência, dentre outros em conformidade com ABNT NBR 15597/08.

São cuidados que devem ser respeitados, especialmente em consideração à vida dos trabalhadores que mantêm os equipamentos que transportam pessoas.

Verifique com a empresa de manutenção a necessidade de aquisição ou manutenção destes itens e programe uma modernização do seu elevador, se necessário. Ofereça segurança aos usuários e evite que algum dia o seu elevador possa se tornar uma notícia ruim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com