TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Dissertações: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Segurança do trabalho (ou também denominado segurança ocupacional) é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:

Prevenção de acidentes

Promoção da saúde

Prevenção de incêndios

No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais são regulamentadas na forma do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Este serviço está previsto na legislação trabalhista brasileira e regulamentado pela portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978, considerando o disposto no art. 200, da consolidação das Leis do Trabalho, com redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977 do Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4),1 e as normas da ABNT referentes segurança no trabalho

Segurança e saúde no trabalho, todos são responsáveis Imprimir E-mail

Sex, 18 de Junho de 2010

Prevenir acidentes e doenças ocupacionais é evitar sofrimento e perdas, tanto financeiras quanto de produtividade e de imagem empresarial. Promover condições de trabalho seguro, manter ambientes e materiais organizados, estabelecer métodos e procedimentos de trabalho, propiciar participação dos trabalhadores, dispor de medidas de proteção para os riscos específicos e aprimorar os critérios para contratação de terceiros, inclusive de serviços de SST (Segurança e Saúde do Trabalho), geram economia de materiais e de horas trabalhadas, aumento da produtividade e redução dos custos.

A empresa determina as condições de trabalho e, portanto, os riscos a que o trabalhador ficará exposto. Dessa maneira, é responsável pela prevenção e deve dotar recursos para tal, estabelecer responsabilidades e realizar ações de gestão de riscos e integração preventiva em todos os níveis.

O trabalhador deve ser informado sobre o processo de trabalho, riscos ocupacionais, medidas de prevenção e proteção relacionadas, cumprir os procedimentos estabelecidos, participar na garantia de condições seguras e informar os desvios que porventura possam ocorrer.

Cabe aos profissionais de higiene, segurança e saúde ocupacional, além de desenvolver os programas e ações de SST, motivar e comprometer a administração e os trabalhadores com o objetivo de minimizar riscos ocupacionais e seus efeitos nos trabalhadores.

Os manuais de segurança e saúde no trabalho, elaborados por ramo de atividade pelo Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de São Paulo, Sesi-​SP, têm como objetivos motivar e orientar gestores e trabalhadores para a promoção das condições de trabalho favoráveis à saúde, ao bem-​estar, para a qualidade de produção, a operação eficiente e a redução de desperdícios.

O manual elaborado para a indústria gráfica aborda os fatores de risco levantados no estudo de campo (físicos, químicos e de acidentes), além dos aspectos ergonômicos que podem comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores e de inadequações que ocorrem de forma simultânea, interferindo umas nas outras e devendo ser tratadas priorizando a eliminação das causas, a neutralização dos fatores de risco e a proteção do trabalhador. Foi considerado que a maioria das medidas necessárias era referente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com