TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Artigo: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 92235

RELATÓRIO TÉCNICO DAS CONDIÇOES ERGONÔMICAS E DE ILUMINAÇÃO DO SETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO SENAI VARZEA GRANDE-MT

VÁRZEA GRANDE MT

JUNHO 2013

RELATÓRIO TÉCNICO DAS CONDIÇOES ERGONÔMICAS E DE ILUMINAÇÃO DO SETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO SENAI VARZEA GRANDE-MT

ANNA CAROLINA DE PAULA

LORRAINI FERNANDES SANTOS

GABRIELE VIEGAS SILVA PINHO

VICTOR SILVA NEVES

ISAIS NEVES DA SILVA

JHONATHAN TENREIRO

Relatório técnico apresentado na disciplina de saúde e segurança no trabalho do Curso Técnico em Segurança do Trabalho no SENAI - VG, Sob orientação do Professor Augusto Moura Rodrigues.

VÁRZEA GRANDE MT

JUNHO 2013

INTRODUÇÃO

É bastante comum as pessoas sentirem desconfortos durante as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho. Isso acontece em função de posturas erradas, movimentos repetitivos e equipamentos não adequados para quem os utiliza, como, por exemplo, cadeiras, mesas e computadores em alturas erradas. Por isso, é extremamente importante a Ergonomia dentro das empresas que, cada vez mais, buscam melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários.

A adequada iluminação do posto de trabalho é um importante fator que contribui diretamente para a segurança, saúde, bem-estar e conforto do trabalhador. As condições de iluminação influi o trabalhador ao conforto visual, que se traduz em menos fadiga visual, stress e dores de cabeça.

Este estudo pretende avaliar as condições ergonômicas e de iluminação que influi sobre o conforto do trabalhador no ambiente de escritório.

Foram utilizados para amostra de estudo 7 (sete) indivíduos do núcleo administrativo financeiro do SENAI – VG. O instrumento realizado para a amostra de iluminância foi Luximetro e foram seguidas as normas ABNT ISO CIE 8995-1/2013, e a analise ergonômica foi realizadas através de observação direta no local de trabalho escolhido, com respaldo a Norma Regulamentadora nº17 do Ministério do Trabalho e Emprego.

OBJETIVO GERAL

• Analise Ergonômica do ambiente de trabalho;

• Avaliação do nível de iluminamento.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Este trabalho pretende identificar e avaliar os fatores ergonômicos e luminotécnicos que põem em risco a integridade física do trabalhador bem como estudar a percepção dos trabalhadores ao desconforto visual, caracterizar as atividades de escritório com relação à ergonomia, caracterizar os aspectos luminotecnicos dos locais e postos de trabalho, medir a iluminância e relacionar níveis de iluminâncias com a ocorrência de sinais e sintomas de desconforto visual. Estudar a situação em geral no que se refere às condições de trabalho e as fontes de iluminação artificial.

A Ergonomia é fundamental para que o trabalho seja fonte de saúde e produtividade para as pessoas e organizações. Ela possibilita que o trabalho seja bem dimensionado, aumentando sua eficácia ao mesmo tempo permitindo a saúde e prevenção de certas doenças ocupacionais.

A exposição a agressões, de diferentes origens, sofridas diariamente é um fator extremamente negativo na qualidade de vida dos trabalhadores. Para a execução de uma tarefa, em um determinado posto de trabalho, muitas vezes o trabalhador gera sobrecargas mecânicas em suas estruturas corporais, principalmente quando assumem posturas inadequadas em função de um posto de trabalho mal projetado.

Durante o trabalho em qualquer que seja a organização, todo o corpo do homem é submetido a condições improprias, diante deste a norma regulamentadora Nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego prevê o conforto e a segurança na execução de qualquer atividade.

A Norma Regulamentadora N°17.5.3.3 diz no respeito à iluminação, prevê que deve haver uniformidade, ausência de efeitos indesejáveis de ofuscamento ou contraste e a conformidade com os níveis mínimos de iluminância nos planos de trabalho estipulados pela NBR 5413 (iluminância de Interiores), atualmente cancelada e substituída pela ABNT NBR ISO CIE 8995-1/2013, esta norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho, foi publicada no dia 21/03/2013 e validada a partir do dia 21/04/2013, esta norma tem caráter, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ISO (Organização Internacional para Padronização), e CIE (Comissão Internacional de Iluminação).

Diagnostico Preliminar

O local de trabalho analisado é um escritório, possui 7 (sete) trabalhadores, cada ilha possui dois posto de trabalho e todos os postos são ocupados por um único trabalhador.

Dentre as atividades do escritório estão arquivamentos e copias de documentos, escrever, teclar, ler e processar dados, recepção e atendimento de telefone.

O local possui 4 pontos de iluminação com lâmpadas fluorescentes, A legibilidade dos documentos é satisfatória porém diante a analise de iluminância foram detectadas oque os níveis estão abaixo da norma. A mesa de trabalho atende as exigências por possuir altura apropriada, borda arredondadas, dimensões apropriadas com o tipo de atividade exercida, a com espaço para as pernas, o monitor pode ser ajustado facilmente no local, à largura e a altura das cadeiras estão de acordo com a norma, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com