TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Presencial

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões conforme seus conhecimentos sobre segurança do trabalho.

O caso do João

Para suprir uma vaga do setor de Conservação e Reparos, um supervisor convidou o funcionário João, do setor de Serviços Gerais, para trabalhar com ele. João fora admitido como faxineiro há dois anos e três meses.

Indagado sobre a transferência, alegou não ter conhecimentos técnicos para realização das atividades futuras, pois o trabalho do setor se caracteriza por erguer paredes, fazer pinturas, reparos hidráulicos e pequenas instalações elétricas. O supervisor tentou convencê-lo dizendo que o mesmo iria adquirir esses conhecimentos com o tempo, realizando as atividades inerentes ao novo setor e que teria seu salário aumentado.

Sendo assim, João aceitou o cargo.

Fazia seis meses que João estava na seção. Como estava próxima a festa do Dia das Mães e haveria na fábrica uma comemoração da data, João foi incumbido de fazer a instalação de um cano no teto do galpão onde seria realizada uma apresentação teatral.

O supervisor lhe ordenou que o procurasse, tão logo terminasse trabalho, para que juntos colocassem a cortina.

Para furar o cano, João se equilibrava em cima algumas caixas em forma de escada, utilizando uma furadeira elétrica portátil. Ele já havia feito vários furos e a broca estava com o fio gasto; por esta razão, forçava a penetração da mesma.

Momentaneamente, a sua atenção foi desviada por algumas faíscas saíam do cabo da extensão, exatamente onde havia um rompimento que deixava a descoberto os fios condutores da eletricidade. Ao desviar a atenção ele torceu o corpo, forçando a broca no furo. Com a pressão ela quebrou e, neste mesmo instante, João voltou o rosto para ver o que acontecia, sendo atingido por um estilhaço da broca em um dos olhos. Com um grito, largos a furadeira, pôs as mãos no rosto, perdeu o equilíbrio e caiu.

Um acontecimento semelhante, ocorrido há um ano, nessa mesma empresa, determinava o uso de óculos de segurança na execução desta tarefa.

Os óculos que João devia ter usado estavam sujos e quebrados, pendurados em um prego.

Segundo o que o supervisor disse, não ocorrera nenhum acidente nos últimos meses e o pessoal não gostava de usar os óculos. Por esta razão, ele não se preocupava em recomendar o uso dos mesmos nesta operação, pois tinha coisas mais importantes a fazer.

Responda;

01 - Qual a última ação do trabalhador antes do acidente?

Momentaneamente, a sua atenção foi desviada por algumas faíscas que saíam do cabo da extensão, exatamente onde havia um rompimento que deixava a descoberto os fios condutores da eletricidade. Ao desviar a atenção ele torceu o corpo, forçando a broca no furo. Com a pressão ela quebrou e, neste mesmo instante, João voltou o rosto para ver o que acontecia, sendo atingido por um estilhaço da broca em um dos olhos. Com um grito, largos a furadeira, pôs as mãos no rosto, perdeu o equilíbrio e caiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com