TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Casos: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.743 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE IV

Máquinas

Atividade 4 - Nesta unidade iremos refletir sobre as atividades relacionadas às máquinas em geral. Quando falamos em máquinas em geral, falamos de velocidade, rotação, força, aço, entre outros, que em termos práticos se colocado versus músculos, veias, ossos o resultado de quem sai sair quebrado, machucado, cortado, contundido é certo e previsível. O papel do engenheiro de segurança nesse ínterim é garantir que esse encontro mencionado não resulte em algo que ninguém saia perdendo.

Você deverá ler o texto da Unidade IV e partes indicadas abaixo da NR12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Partes da NR12:

Princípios Gerais. 12.1. a 12.5.

Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.24. a 12.37.

Sistemas de segurança.. 12.38.. a 12.55.1..

Dispositivos de parada de emergência.. 12.56. a 12.63.1.

Meios de acesso permanentes. 12.64. a 12.76.1.

Componentes pressurizados. 12.77. a 12.84.1.

Capacitação. 12.135. a 12.147.2.

A legislação vigente representada pela NR-12 foi recentemente, no ano de 2010, modificada de modo que passou a ser mais restritiva em relação às exigências a serem cumpridas no caso de uso, instalação, projeto, etc. das máquinas e equipamentos em geral. As modificações vieram a tratar das máquinas que apresentam a maior incidência de acidentes, facilitando consideravelmente o trabalho do engenheiro de segurança.

Baseado na leitura realizada ANEXO XI da NR12 (Máquinas e Implementos para uso Agrícola e Florestal) e em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, produza um relatório, seguindo o padrão ABNT, que deverá apresentar: (I) Objetivo, (II) Introdução – na introdução como sugestão pode ser pontuada a importância deste assunto para nosso País, a representatividade do número de acidentes com máquinas e implementos agrícolas e florestais em relação aos acidentes em outras atividades laborativas, as vantagens e desvantagens e relação a outros ambientes de trabalho, e as normas que tratam do assunto (NBRs). (III) Máquinas e implementos para uso agrícola e florestal: discorrer sobre as máquinas: Adubadora Automotriz, Adubadora Tracionada, Colhedoras, Escavadeira Hidráulica em aplicação Florestal, Forrageira Tracionada, Moto-cultivador, Tratores e micro-tratores agrícolas (simplificadamente). Procurem Manuais dos fabricantes com recomendações de segurança, mensagens e adesivos de segurança, coloquem fotos das máquinas (lembre-se de indicar site ou livro de referência onde a mesma foi retirada). As proteções que são aplicáveis e quais não são, tipos de acidentes comuns, dispositivos de prevenção de acidentes, operação, check-list com recomendações ao operador. (IV) Considerações finais – elabore texto com suas palavras sobre o assunto (V) Bibliografia.

Obs.: Coloquei acima sugestão de assuntos que podem ser discorridos no relatório, contudo não é obrigatório cobrir todos os temas, mas se for possível melhor será a avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com