TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Exames: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  321 Visualizações

RADIAÇÃO

Significa propagação de energia.

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Raio X

Os raios-X que não vêm do centro dos átomos, como os raios Gama. Para obter-se raios-X, uma máquina acelera elétrons e os faz colidir contra uma placa de chumbo, ou outro material. Na colisão, os elétrons perdem a energia cinética, ocorrendo uma transformação em calor (quase a totalidade) e um pouco de raios-X.

Estes raios interessantes atravessam corpos que, para a luz habitual, são opacos. O expoente de absorção deles é proporcional à densidade da substância. Por isso, com o auxílio dos raios X é possível obter uma fotografia dos órgãos internos do homem.

Radiação nuclearA radiação nuclear (ou radioatividade), é a radiação emitida pela desintegração de alguns elementos químicos. A exposição prolongada à radiação nuclear pode causar várias lesões e doenças, como por exemplo: queimaduras (radiação alfa), infertilidade, doenças sanguíneas, doenças cerebrais, doenças gastrointestinais, mutações genéticas (principalmente a radiação gama)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com