TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Exames: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios:

1-Quais Empresas devem implementar o PPRA?

9.1.1. É de obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

2-Qual a finalidade da implementação do PPRA?

O objetivo da NR9, redigida pela portaria nº25 de 29/12/94 que criou e regulamentou a implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de ocorrências de riscos ambientais que existam ou venham existir em ambiente de trabalho.

3-Levando em conta que as Empresas podem ter filiais, como deve ser feito o PPRA, neste caso?

9.1.2 As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

4-Quais os riscos ambientais que obrigatoriamente devem constar no PPRA? Exemplos.

Agentes: físicos, químicos, biológicos existentes ao ambiente de trabalho. r

Agente físico: são aqueles decorrentes de processos e equipamentos produtivos podem ser: ruídos e vibrações; pressões anormais em relação a pressão atmosfera;radiações ionizantes e radiações não ionizantes.Agente químico: são aquelas decorrentes da manipulação e processamento de matérias primas e destacam-se:poeiras e fumos; névoas e neblinas,gases e vapores.Agentes biológicos: são aqueles oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles:genes , bactérias, fungos, bacilos parasitas, protozoários, vírus e outros.

5- Tomando como referencia a possibilidades de fiscalização do Ministério do trabalho, aonde deve ficar guardado?

O PPRA assim como os atestados deve ficar a disposição imediata da fiscalização, nos diversos locais de trabalho.

6-Quem pode elaborar o PPRA?

O SESMET- Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho do empregador. Caso o empregador esteja desobrigado de manter um serviço próprio, ele deverá contratar uma empresa ou profissional para elaborar, programar, acompanhar e avaliar o PPRA. O desenvolvimento e coordenação do PPRA, de acordo com o CONFEA/CREA, são atribuições de Engenheiro de Segurança do Trabalho. A CIPA da empresa não pode desenvolver o PPRA, mas sim participar da elaboração do PPRA, discutindo-o em suas reuniões, propondo ideias e auxiliando na sua programação.

7-Após analisar o item 9.1.5 da NR9 descreva qual deverão ser a postura do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com