TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Dissertações: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

História da Segurança do Trabalho

Resumo

A preocupação com a segurança certamente já existia bem antes de Cristo, haja vista que grandes obras foram realizadas anteriormente ao seu nascimento, como as Pirâmides, por exemplo.

Na Bíblia, mais precisamente em Deuteronômio, Capítulo 22, versículo 8, encontra-se: “Quando construíres uma nova casa, farás uma balaustrada em volta do teto, para que não derrame sangue sobre tua casa, se viesse alguém a cair lá de cima”. Nesse período já existia certa preocupação em evitar acidentes de trabalho.

Hipócrates (considerado o pai de medicina) viveu entre 460 a 370 antes de Cristo. Ele é considerado um dos homens mais importantes na história da medicina. Foi pioneiro em muitas descobertas, entre elas, a identificação na origem das doenças relacionadas ao trabalho com as minas de estanho.

Apenas no século XX, para além das questões de produtividade, as condições de trabalho foram levadas em conta. Sendo que na década de 50 foram feitas as primeiras tentativas de integração dos trabalhadores em atividades devidamente adequadas às suas capacidades.

Atualmente, existe legislação que permite uma proteção eficaz de quem integra atividades industriais. Esta deve ser sempre entendida como um benefício para as empresas e para os trabalhadores.

Com o surgimento das leis e portarias tudo foi se modificando, a portaria n°.3. 237 de julho de 1972, que tornou obrigatório a existência de serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho, em todas a s empresas com um (1) ou mais trabalhadores, com isso o brasil foi o primeiro pais a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empregos com mais de cem (100) funcionários.

A portaria n° 3.460 de 31 de dezembro de 1975, foi aportaria que instituíram-se obrigatoriamente os serviços e medicina e segurança nas empresas em geral.

A lei n° 6.514 de dezembro de 1977, foi alterado o capitulo do titulo II da CLT, relativo a segurança e medicina do trabalho.

Com a portaria n° 3.214 de 08 de junho de 1978, foram aprovadas as primeiras normas regulamentadas (NR) do capitulo V da CLT relativas à segurança e medicina do trabalho, após estas normas serem aprovadas vêm sendo atualizadas e ampliadas, com isso hoje já existe 36 delas.

A legislação brasileira sobre acidentes de trabalho sofreu importantes modificações ao longo dos anos. A primeira lei a respeito surgiu em 1919 e considerava o conceito de “risco profissional” como um risco natural à atividade profissional exercida. Essa legislação previa a comunicação do acidente de trabalho à autoridade policial e o pagamento de indenização ao trabalhador ou à sua família, calculada de acordo com a gravidade das sequelas do acidente.

A Higiene e Segurança no trabalho estão intimamente relacionadas no objetivo de

Melhorar e garantir boas condições de trabalho nas empresas Estas são verificadas, segundo a

O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) quando se verifica “um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade”.

Nos dias atuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com