TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Ensaios: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  114 Visualizações

SEGURANÇA DO TRABALHO: Pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

O trabalho dignifica o homem, como trabalhador, é o elemento fundamental, em qualquer produção-empresa. O trabalhador materializa o trabalho e deve fazê-lo com saúde, segurança e higiene – sua condição humana necessita ser mantida, respeitada e resguardada. Para isso, é preciso adquirir conhecimento das corretas circunstâncias da realização desse trabalho.

No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram aprovadas pela Portaria N.° 3.214, 8 de junho de 1978, são de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras regidas pela CLT e são periodicamente revisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

São elaboradas e modificadas por comissões tripartites específicas compostas por representantes do governo, empregadores e empregadosA Norma Regulamentadora 1, cujo título é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigações do governo, dos empregados e dos trabalhadores no tocante a este tema específico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com