TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Artigo: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

SURPERMECADO

- CONCEITO DE CULTURA PREVENCIONISTA

A prevenção de acidentes tem a finalidade seqüenciar (passo a passo) cada etapa do trabalho a ser desenvolvido para que sejam tomadas todas as medidas de saúde e segurança do trabalhador.

O trabalho de pesquisa relacionará o campo da saúde do trabalhador ,programas de prevenção de acidentes , psicologia associada á qualidade de vida e a relação dele com o meio ambiente.

Não se pode falar de saúde sem ter como referência o processo de produção da saúde. Esse processo depende de condições individuais de vida, de cuidados desenvolvidos pelos indivíduos, de alimentação e higiene.

Essas condições individuais são necessárias, mas não suficientes para produção da saúde.

A relação entre o processo de produção e consumo, a gestão da saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente, necessita para uma melhor eficiência serem tratados em conjunto.

Pretendo buscar e discutir as questões em saúde do trabalho e meio ambiente, a partir de fatos levantados na comunidade selecionada e os problemas que apresentam. Possibilitando uma análise de fatores envolvidos e uma compreensão dos mesmos. As ações e instituições envolvidas e delineamento de alternativas de solução pelo desenvolvimento de metodologias de análise e de gestão integrada das questões evolvidas e que produziram problemas de saúde para o trabalhador, para a comunidade e para o meio ambiente.

A Psicologia Organizacional é parte da psicologia que estuda a compreensão do trabalho humano. Está voltada para a promoção de produtividade, eficiência, satisfação autor realização dos trabalhadores de uma organização. As atividades de um psicólogo do trabalho são várias e geralmente são realizadas em parceria com outros profissionais da organização. Os tempos mudaram e as empresas reconhecem hoje em dia que a gestão de pessoas é o principal desafio para o sucesso das organizações. E para gerir pessoas é preciso ter em suas equipes, pessoas preparadas para lidar com os aspectos psicológicos dos seres humanos.

O Psicólogo organizacional aplica princípios e métodos oriundos da psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza, por conseguinte desenvolver também a organização, através das pessoas.

Entende-se então que a psicologia está atualmente ligada a empresas, seja no bem estar de cada um dos colaboradores e até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.

É preciso perceber que para trabalhar a relação: homem, trabalho, pessoas, empresas, deverá adequar as suas ferramentas. As novas tendências das organizações têm focado na motivação de seus colaboradores como fator primordial no desempenho organizacional. Esta preocupação é bastante enfatizada com o surgimento da Teoria das Relações Humanas, na qual tinha o objetivo de privilegiar os aspectos humanos que antes eram negligenciados pela teoria mecanicista. Esta motivação pode ser advinda de fatores intrínsecos e extrínsecos.

A Qualidade de vida no trabalho envolve duas posições opostas, de um lado a reivindicação dos colaboradores, quanto ao seu bem estar e satisfação no ambiente de trabalho, de outro o principal interesse das organizações quanto a produtividade e qualidade de seus bens e serviços.

A APR segue etapas, entre as quais temos, basicamente:

-revisão de problemas conhecidos (experiências passadas em sistemas similares ou análogos);

-revisão da missão (objetivos, procedimentos, funções, atividades, meio ambiente, etc.);

- determinação dos principais riscos;

- determinação dos riscos iniciais e contribuintes (elaboração da série de riscos);

- revisão dos meios de eliminação ou de controle dos riscos;

- análise dos métodos restrição de danos;

- determinação dos responsáveis pelas ações preventivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com